ASSINE
search button

Definida seleção brasileira de Levantamento de Pesos para Toronto

Compartilhar

A seleção brasileira de Levantamento de Pesos que disputará os Jogos Pan-americanos de Toronto, em julho, será formada por Aline Facciola, Rosane Santos, Bruna Piloto e Jaqueline Ferreira; Marco Túlio Gregório, Patrick Mendes, Mateus Machado e Fernando Reis. Os donos das oito vagas foram definidos na seletiva nacional, realizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), no CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, nesta sexta-feira, 22 de maio, no Rio de Janeiro. 

Também disputaram a seletiva, Alexsandra Gonçalves, Eliane Nascimento, Liliane Menezes e Monique de Araújo; Josué Lucas Ferreira, Rafael Gaspar Machado, Romário Paulo Martins e Wanderson Januário Rosa.

Campeão pan-americano em 2011, em Guadalajara, no México, único medalhista de ouro do levantamento de pesos do Brasil em Jogos Pan-americanos, Fernando Reis, 25 anos, quer o bicampeonato, em Toronto. Ele também esteve nos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007, aos 17 anos. "Em 2007, fiquei em último lugar. Quatro anos depois, fui campeão, quebrando todos os recordes. Estou buscando subir mais um degrau para buscar uma medalha nas Olimpíadas", afirma o atleta paulista, que ficou entre os top ten do mundo, no Campeonato Mundial de 2014, em novembro, no Cazaquistão.

A fluminense de Duque de Caxias Jaqueline Ferreira, 28 anos, também disputará o terceiro pan-americano de sua carreira e quer conquistar a medalha inédita para a modalidade, no feminino.  Em 2007, ela ficou em quarto lugar, perdendo a medalha de bronze no desempate pelo critério de peso corporal (tinha 250 gramas a mais que a concorrente). No Pan de 2011 foi desclassificada.  "Agora estou voltando para brigar por medalha. Sinto que tenho condições para isso", destaca Jaqueline.

O Brasil tem 18 medalhas em Jogos Pan-americanos (uma de ouro, quatro de prata de 13 de bronze), todas em disputas masculinas.

O torneio de Levantamento de Pesos do Pan 2015 está marcado para o período de 11 a 15 de julho. Os Jogos Pan-americanos acontecerão de 10 a 26 de julho, em Toronto, no Canadá, reunindo cerca de sete mil atletas em 36 esportes.