ASSINE
search button

Seleção Brasileira de Futebol Americano é convocada para Copa do Mundo

Brasil será representado por 45 atletas no Mundial, em julho; onças estreiam contra a França

Compartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol Americano anunciou, nesta quarta-feira, dia 29 de abril, a lista com os 45 atletas convocados para a Copa do Mundo da modalidade, que acontece entre 8 e 18 de julho, em Canton, Ohio, nos Estados Unidos. O grupo foi definido após três dias de treinamentos na cidade de Irati, no Paraná, no fim de semana de 18 a 20 deste mês, e com a inclusão de jogadores que atuam no exterior. A principal novidade é o quarterback Rhudson Fonseca, do New Jersey Savage, o primeiro brasileiro da posição a disputar uma partida da NCAA, então pela Lincoln University. O kicker Cairo Santos, da NFL, não pode ser convocado porque jogadores da liga profissional não podem jogar por seleções. 

Para definir os 45 nomes, a comissão técnica do Brasil Onças, liderada pelo head coach Danilo Müller, precisou escolher entre os 65 inicialmente convocados para o último training camp, outros que não puderam participar dos treinos e os que atuam no exterior. No total, são nove estados diferentes fornecendo jogadores para o selecionado, e o Rio de Janeiro lidera com 13, seguido pelo Paraná, com sete, e Paraíba, que teve seis convocados. Santa Catarina e São Paulo têm cinco representantes, enquanto o Mato Grosso tem quatro. O Distrito Federal conta com dois e Espírito Santo e Rio Grande do Sul, um cada. 

 "Nos últimos quatro anos analisamos mais de 200 jogadores, vimos o crescimento do futebol americano brasileiro e a evolução dos atletas", pondera o head coach Danilo Müller. "É sempre muito difícil fazer essa convocação, devido ao alto nível e dedicação de todos os jogadores. Agora vamos focar no mundial e tentar surpreender as equipes, dando nosso melhor e buscando avançar no Mundial. Os 45 atletas convocados vão representar muito bem o Brasil". 

Durante o período de treinamento, Dan, como é conhecido, aproveitou o tempo para observar mais os atletas e entrosar o grupo. Ainda não está definido se haverá um novo training camp antes da Copa do Mundo. "Este período de treinamento foi muito proveitoso. Conseguimos fazer algumas reuniões, treinar bastante e evoluir dentro e fora do campo, graças à excelente estrutura fornecida pela Unicentro e pela prefeitura de Irati. Nesse tempo, nos tornamos um time muito mais forte, mais inteligente e mais unido", afirma. 

A Seleção Brasileira de Futebol Americano foi convocada pela primeira vez em 2007, mas até então só havia disputado amistosos, nunca tendo participado de um grande evento internacional. A vaga para a Copa do Mundo foi garantida através de um jogo classificatório contra o Panamá, na Cidade do Panamá, em 31 de janeiro deste ano, quando o Brasil venceu o time da casa por 26 a 14. 

A Copa do Mundo  

A Copa do Mundo de Futebol Americano de 2015, organizada pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf), será entre os dias 8 a 18 de julho, na cidade de Canton, em Ohio, nos Estados Unidos. Todos os jogos serão no tradicional Estádio Tom Benson Hall of Fame (antes conhecido como Fawcett Stadium), local que recebe todo ano o primeiro jogo da NFL.  

O Brasil está no grupo B da competição, ao lado de França, Austrália e Coreia do Sul. No grupo A estão Estados Unidos, México, Japão e Canadá. A divisão se deu por base no ranking da Ifaf, e como os brasileiros nunca disputaram uma competição oficial estão em último lugar na lista. 

Na primeira fase, as seleções jogam entre si e avançam às semifinais apenas o primeiro colocado do grupo B e os três primeiros do grupo A. O quarto colocado da primeira chave se junta aos três melhores da segunda na disputa do quinto ao oitavo lugar. O Brasil estreia contra a França e o vencedor desta partida enfrenta quem triunfar entre Austrália e Coreia do Sul, com o mesmo acontecendo aos perdedores. 

Convocados 

Kicker Raiam dos Santos (Flamengo FA) 

Cornerbacks Bruno Rosa (Flamengo FA), Filipe Sodré (Vasco Patriotas), Flavio Gouveia (João Pessoa Espectros), Vitor Veloso (João Pessoa Espectros) 

  Safeties Cleverson Freitas (Coritiba Crocodiles), Fernando Giovannotti (Vila Velha Tritões), Henrique Rocha (Coritiba Crocodiles), Paulo Torquato (São José Istepôs) 

  Linebackers Eduardo Viana (Paraná HP), Gerson Santos (São José Istepôs), Igor Mota (Cuiabá Arsenal), Laercio Anacleto (Timbó Rex), Lincoln da Silva (Lusa Lions), Pablo Chalfun (Vaco Patriotas) 

  Defensive Line Andrei Vargas (Cuiabá Arsenal), Augusto Oliveira (Tubarões do Cerrado), Bruno da Silva (São Paulo Storm), Delmer Zoschke (Coritiba Crocodiles), Denis Barros (Flamengo FA), Kawan Pivatto (Juventude FA), Felipe Marques (Tubarões do Cerrado), Vinicius Zanon (São José Istepôs) 

  Wide Receivers Adan Rodrigues (Coritiba Crocodiles), Felipe Fernandes (Vasco Patriotas), Heron Azevedo (Cuiabá Arsenal), Rodrigo Pons (Flamengo FA), Victor Hugo (Corinthians Steamrollers) 

  Offensive Line Anselmo Brauer (Flamengo FA), Dhiego Taylor (Lusa Lions), Hátila Fogo (Cuiabá Arsenal), Júnior Kruger (Jaraguá Breakers), Lenin Caldeira (João Pessoa Espectros), Marcos Martiny (Flamengo FA), Rafael Menezes (Botafogo Reptiles), Rufo Neto (João Pessoa Espectros) 

 Tight Ends Felipe Leiria (Flamengo FA), Luiz Domingues (São Paulo Storm) 

  Running Backs Bruno Santucci (Coritiba Crocodiles), Everton Antero (João Pessoa Espectros), Lucas Nascimento (Coritiba Crocodiles), Rômulo Ramos (Vasco Patriotas) 

  Quarterbacks Ramon Martire (Botafogo Reptiles), Rhudson Fonseca (New Jersey Savage), Rodrigo Dantas (João Pessoa Espectros) 

Copa do Mundo de Futebol Americano - 2015  

GRUPO A 

1- Estados Unidos 

2- Canadá  

3- Japão  

4- México  

  GRUPO B  

 5- França 

6- Austrália 

7- Coreia do Sul 

8- Brasil 

  Primeira rodada - 9 de julho  

(B2) Austrália x Coreia do Sul  

(B1) França x Brasil  (A2) 

Canadá x México  (A1) 

Estados Unidos x Japão  

  Segunda rodada - 12 de julho  

(B3) Perdedor B2 x Perdedor B1  

(B4) Vencedor B1 x Vencedor B2  

(A3) Perdedor A2 x Perdedor A1  

(A4) Vencedor A1 x Vencedor A2  

Terceira rodada - 15 de julho  

 (B5) Perdedor A3 x Perdedor B3  (B6) 

Perdedor B4 x Vencedor B3 

(A5) Vencedor A4 x Vencedor B4  

(A6) Perdedor A4 x Vencedor A3  

Finais - 18 de julho  

 Disputa de 7° lugar: Perdedor B6 x Perdedor B5 

Disputa de 5° lugar: Vencedor B5 x Vencedor B6 

Disputa de 3º lugar: Perdedor A6 x Perdedor A5 

Disputa de 1º lugar: Vencedor A5 x Vencedor A6 

Sobre a CBFA 

 A Confederação Brasileira de Futebol Americano existe desde 2013, em substituição à Associação Brasileira de Futebol Americano (AFAB), fundada em 2000, e é responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no Brasil, no papel de instituição máxima sobre o futebol americano no país. A CBFA é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e também a responsável pelas modalidades flag football e beach football, assim como pelo campeonato nacional e pelas seleções brasileiras de futebol americano. Guto Sousa é o atual presidente, à frente da instituição na gestão do biênio 2015-16.