ASSINE
search button

Blatter elogia russos e alfineta opositores da Copa de 2018

Ele afirmou que país está muito adiantada com as obras

Compartilhar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta segunda-feira (20) que quem é contra a Copa do Mundo da Rússia 2018 deve "ficar em casa".

"Se alguns políticos não estão contentes, eu digo que fiquem em casa que nós ficaremos com a Rússia", destacou Blatter após a reunião com o presidente do país, Vladimir Putin. A afirmação é uma resposta a frase de Petro Poroshenko, mandatário da Ucrânia, que disse que "até que haja tropas russas" em seu país, era "impensável" que o Mundial fosse realizado.

Além da "alfinetada", o suíço destacou que "em 40 anos, eu nunca vi tanta precisão em corresponder aos preparativos". "Houve problemas no Brasil, na África do Sul, na Coréia e no Japão, inclusive na Alemanha. Mas, aqui está tudo fantásticos, sem nenhum problema", disse.

Putin, por sua vez, afirmou que a Rússia não "decepcionará" a Fifa, nem aos apaixonados por futebol. De acordo com ele, seu país organizará um evento de maneira satisfatória.

Apesar dos constantes cortes no orçamento para a infraestrutura da Copa, Blatter não parece se preocupar com isso. Ele afirma que esse problema "pode ser superado" e que "nem todos os lugares precisam de hotéis cinco estrelas".

No início de fevereiro, a imprensa local afirmou que um dos estádios para a competição, o da cidade de Rostov, poderia ser cortado da lista do Mundial porque suas obras estão atrasadas em mais de sete meses. Além disso, mais de 20 empreendimentos de hospedagem foram excluídos da infraestrutura do Mundial. Em janeiro, o governo local anunciou um corte de 10% no orçamento destinado para a realização do evento.

A Rússia passa por uma grave crise financeira por dois motivos principais: o primeiro é o efeito das constantes sanções econômicas impostas pelos países da União Europeia e os Estados Unidos por sua participação na crise ucraniana. A segunda causa é a desvalorização do preço dos barris de petróleo - o produto representa 50% da base econômica do país.