ASSINE
search button

Guinness retira marca de recordista de vitórias do Coritiba 

Compartilhar

A marca de “maior vitorioso do mundo” do Coritiba, que vinha desde setembro de 2011, acabou nesta quinta-feira. O Guinness World Records revisou a sequência e agora o título de recordista de vitórias é do Ajax-HOL, entre outubro de 1971 e março de 1972, que tinha Johan Cruyff, Johann Neeskens e Piet Keizer como protagonistas da equipe.

O tradicional clube holandês, neste período, venceu 26 jogos e estabelece o novo recorde. A derrota que acabou com a série invicta foi por 3 a 2 para o Go Ahead Eagles, em 1 de abril de 1972. O time brasileiro sequer possui a segunda maior marca, que pertence ao próprio clube europeu, com 25 vitórias entre 1995 e 96, sendo 19 delas no Campeonato Holandês, a Supercopa da Holanda e cinco partidas da Liga dos Campeões.

Somente aí, na terceira posição, que o Coritiba consta com as 24 vitórias de 2011, entre Campeonato Paranaense e Copa do Brasil, no qual acabou sendo campeão estadual e vice do torneio nacional daquele ano após a quebra da sequência.

A polêmica contrasta em um momento recente, que o Real Madrid chegou a ameaçar o time do Brasil. O clube espanhol quase alcançou a marca do Coritiba depois de ganhar 22 jogos consecutivos, quebrando o período na derrota em um amistoso para o Milan e, logo após, para o Valência em uma partida oficial.

Na época, o próprio twitter do Coritiba brincou com a situação e usou uma maneira bem-humorada para destacar este feito ameaçado pelo time espanhol. "@Coritiba, el equipo Más Victorioso del Mundo le agradece al @valenciacf por ganarle al @realmadrid! Y dejar el récord mundial de victorias consecutivas con nosotros en Sudamérica. Gracias :)". Uma nota no site oficial também foi lançada comemorando o fato de continuar com esse status. 

Campanha premiada

O Coritiba usou bastante essa marca após esse período de vitórias em 2011. O departamento de marketing e comunicação lançou uma campanha, que tinha adesivos e cachecóis, entre outras ações que envolviam a sequência vitoriosa, como um documentário e um site específico (www.omaisvitoriosodomundo.com.br).

Em dezembro do mesmo ano, o Coritiba recebeu o prêmio Top de Marketing 2011 pela  Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PR). No ano seguinte, o clube brasileiro foi o vencedor do prêmio Football Business Awards 2012, realizado em Londres, sobre organização dos principais times europeus, liderados pelo Chelsea. O prêmio foi dado pela campanha “O Mais Vitorioso do Mundo”. Agora, a jogada de marketing de quatro atrás, não vale mais nada.

Confira a nota publicada no site do Guinness:

“A equipe de futebol com maior número de vitórias em todas as competições foi o Ajax de Amsterdam, da Holanda, com 26 vitórias entre 3 de outubro de 1971 e 29 de março de 1972. O time que contava com jogadores como Cruyff, Neeskens e Keizer fez 78 gols e sofreu 18 ao vencer 19 partidas da Primeira Divisão holandesa, 4 jogos da Copa Europeia e 3 da Copa da Holanda, até ser derrotado por 3 a 2 pelo Go Ahead Eagles, em jogo da liga holandesa em 1º de abril de 1972.

O time do Ajax de 1995-96 venceu 25 partidas seguidas, incluindo 19 partidas de liga, a Supercopa da Holanda e 5 de Copas Europeias, incluindo a final de 1995. Recentemente, vários times chegaram perto do recorde do Ajax: Coritiba venceu 24 jogos seguidos no Brasil em 2011, o Rangers venceu 21 em 2013/14 e o Real Madrid venceu 22 partidas consecutivas na temporada 2014/15?.