ASSINE
search button

Dodô relembra doping e espera verdade no caso Anderson Silva

Compartilhar

Conhecido como artilheiro dos gols bonitos, Dodô teve uma carreira de sucesso no futebol brasileiro, com passagens marcantes por grandes clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. O ex-atacante, no entanto, não conquistou muitos títulos - foram apenas três Estaduais - e acabou tendo a carreira marcada por ter sido flagrado em um exame antidoping quando atuava pelo Botafogo.

Após sofrer na pele como é se sentir inocente sendo "culpado", ele analisa o caso mais recente no esporte brasileiro, envolvendo o supercampeão de MMA Anderson Silva, e torce para que a verdade apareça.

Dodô foi pego no exame antidoping após vitória sobre o Vasco, em 14 de junho de 2007. O teste do atacante deu positivo para a substância femproporex, usada para perda de peso, e ele foi suspenso por 120 dias pela Segunda Comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Porém, após cumprir 25 dias da pena, o jogador acabou absolvido pelo Tribunal Pleno da entidade. A decisão chamou a atenção da Fifa, que pediu uma revisão e acabou levando o caso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que o condenou a dois anos de suspensão.

"Isso é muito particular, né? Aprendi muito no meu caso, que vivi na pele de ter passado por uma coisa sem culpa, mas que a substância estava na minha urina por que os medicamentos foram passados pelo Botafogo", falou Dodô ao Terra durante um evento organizado pela TOV Corretora em um society de São Paulo.

Na época, o caso ganhou grande proporção porque Dodô revelou ter consumido só uma cápsula de cafeína ministrada pelo médico do Botafogo, Márcio Cunha. O time culpou uma farmácia de manipulação pela contaminação de três lotes de cápsulas com femproporex e saiu ileso do julgamento, assim como o médico, criticado posteriormente pela mulher do ex-jogador, Tatiana, por se isentar do assunto.

Anderson Silva vive situação semelhante. Flagrado duas vezes com substâncias proibidas e suspenso temporariamente, um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos jura inocência e aguarda o julgamento final. Dodô tenta acreditar no atleta e pede que a verdade apareça no caso.

"É difícil você julgar o que aconteceu. A gente acredita muito na índole dele, pelo profissional que ele foi ao longo da carreira. Então torcemos para que se resolva do mesmo jeito que os outros casos, com a verdade aparecendo. É uma coisa chata e infelizmente aconteceu comigo e com ele. Espero que Deus dê forças para ele superar isso", finalizou.