ASSINE
search button

Manifestantes protestam no Rio contra o Comitê Olímpico Internacional

Compartilhar

Um grupo de cerca de 30 manifestantes, munidos com apitos e faixas, protestou em frente ao hotel onde o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu no último dia de visita ao Rio de Janeiro - palco dos Jogos Olímpicos de 2016 - no início da tarde deste sábado.

Pouco antes do início da coletiva de imprensa do presidente do COI, Thomas Bach, manifestantes contrários à realização dos Jogos no Rio estenderam faixas chamando a atenção para o "holocausto ecológico" que a entidade representaria. Saiu o Fifa, do grupo que protestava na Copa do Mundo, e entrou em seu lugar agora o "COI, Go Home".

"O que estão fazendo com as reservas ecológicas dessa cidade é um verdadeiro absurdo", indignou-se a manifestante Mariana Abreu, que disse também ser parte do grupo "Ocupa Golfe", que está acampado em frente à polêmica obra do campo em construção na Barra da Tijuca.

"Estão desperdiçando litros de água ali diariamente, enquanto muitos não têm água em casa", protestou ainda Mariana - uma reportagem da Agência Pública, no início da semana, revelou que cerca de 1,8 milhão de litros são usados para irrigar o gramado da construção, muito embora esse seja um custo da construtora, que diz reaproveitar boa parte utilizando lençóis freáticos subterrâneos.

Uma manifestante chegou a entrar em conflito com os seguranças do hotel, alegando estar hospedada na localidade - ela afirmou ter sido agredida. "O que está acontecendo no segundo andar desse prédio é um roubo contra a sociedade brasileira", disse, sobre o pavimento onde ocorre a coletiva de imprensa de Thomas Bach, presidente do COI. Ela não quis revelar seu nome para os jornalistas.