ASSINE
search button

Judô: Brasil conquista quatro medalhas nos Abertos Europeus

Compartilhar

A seleção brasileira de judô chegou para cinco disputas por medalhas neste sábado, 28, nos Abertos Europeus de Praga (feminino) e Varsóvia (masculino). Alex Pombo (73kg), Eric Takabatake (60kg), Rochele Nunes (+78kg) e Samanta Soares (78kg) subiram no pódio, conquistando quatro medalhas para a seleção brasileira. Mais seis atletas entram no tatame neste domingo, 29, para o último dia de competições da disputa masculina na Polônia.

O primeiro a garantir medalha foi o ligeiro Eric Takabatake. Ele foi derrotado na semifinal contra Diyorbek Urozboev (UZB), mas se recuperou na disputa do bronze contra Ahmet Sahin Kaba (TUR), conseguindo pontuar com waza-ari para superar o adversário. "Fico feliz com o bronze. Me senti muito bem no dia de hoje e isso me ajudou muito. Apesar disso, ainda acredito que poderia ter ido até mais longe", afirmou Eric.

Em seguida, foi a vez de Alex Pombo (73kg) colocar o Brasil no pódio de novo. Ele também se recuperou de uma derrota na semifinal para o sul-coreano Changrim An e conseguiu um belo ippon sobre Artem Khomula (UKR) na luta pelo terceiro lugar.

Já o feminino levou três atletas para as disputas por medalhas e terminou a competição com um bronze e uma prata. O destaque ficou por conta da meio-pesado Samanta Soares, que encarou a vice-campeã olímpica Gemma Gibbons (GBR) na final da categoria, numa luta duríssima onde a brasileira acabou perdendo por waza-ari e ficando com a prata. Rochele Nunes (+78kg) foi a quarta atleta do dia a subir no pódio graças a um waza-ari na disputa pelo bronze com a alemã Carolin Weiss, .

“Samanta e Rochele estão de parabéns pelas medalhas, mas principalmente pelo caminho até chegar ao pódio.” Avaliou a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos, lembrando também do desempenho de outra pupila, a médio Bárbara Timo, que perdeu a disputa do bronze para Linda Bolder (ISR). “A medalha não chegou, mas a Bárbara fez excelentes lutas”, complementou Rosi que, junto com o técnico Mario Tsutsui acompanha as meninas na República Tcheca.   

Outros oito judocas brasileiros competiram neste sábado, mas não conseguiram chegar às finais. No domingo, entram no tatame Leandro Guilheiro (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg) e Walter Santos (+100kg) para o segundo e último dia do Open de Varsóvia. Em Praga, as disputas se encerraram neste sábado. As equipes deixam a Europa rumo ao Brasil na próxima segunda-feira.