ASSINE
search button

Em adeus, Arouca se explica por ação e nega ser mercenário

Compartilhar

O volante Arouca se pronunciou pela primeira vez desde a sua saída do Santos, oficializada pelo clube nesta sexta-feira. Por meio de uma carta, o ex-camisa 5 se defendeu do processo trabalhista que moveu contra o clube, após a promessa em dezembro de jamais tomar a atitude, alegando ter "esgotado todas as demais maneiras de solucionar o caso". Arouca ainda criticou os ataques dos torcedores que o acusaram de mercenário dizendo que a busca por seus direitos provocou valores invertidos.

"Gostaria de deixar claro que, antes de tomar a atitude de entrar na justiça, esgotei todas as demais maneiras de solucionar o caso, pois tenho uma história bonita e uma gratidão imensa pelo clube e por sua torcida", diz em um trecho da nota.

"Infelizmente, porém, fui mais uma vítima da precária condição financeira do nosso futebol, que promete salários com os quais não pode arcar e está se afogando em dívidas. E um fato em especial me deixa bastante chateado: quando os atletas se veem obrigados a entrarem com ações judiciais para receberem seus salários, são acusados de não ter amor à camisa, de só pensar em dinheiro e não no time, e ainda são chamados de mercenários, entre outros adjetivos pejorativos. Isso é uma imensa inversão de valores! Sei que o torcedor é movido pela paixão e que alguns estão chateados com a atitude que tomei, mas peço que tentem entender o meu lado no caso", completou.

A definição do acordo para a liberação amigável do Santos ocorreu em reunião na tarde de quinta, na Vila Belmiro, e contou com o perdão da dívida salarial do clube (referente ao não pagamento do salário de dezembro, 13º e direitos de imagem), além da promessa de retirar a ação trabalhista que movia. O Santos seguirá com 40% de seus direitos econômicos.

Arouca já foi anunciado como novo reforço do Palmeiras, com contrato de quatro anos. O jogador chega por um pedido do técnico Oswaldo de Oliveira e rasgou elogios para o esforço do rival, dizendo ter movido "mundos e fundos" para trazê-lo.

"Agora, sigo para o Palmeiras, clube que tanto esforço fez para contar comigo, em especial o presidente Paulo Nobre, o Alexandre Mattos e a diretoria, que moveram mundos e fundos para que essa transferência se concretizasse, agindo de forma correta tanto comigo quanto com o Santos. Como contrapartida, prometo ter a mesma dedicação e buscar títulos tão importantes quanto aqueles que, graças a Deus, consegui durante toda minha carreira", afirmou.

A novela para deixar o clube, no entanto, rendeu. Arouca teve negado três pedidos de liminar. Os advogados do jogador solicitaram que a juíza do caso, da 6ª vara do Trabalho de Santos, reconsiderasse a decisão de indeferimento, mas não foram acatados.

O ex-camisa 5 foi o primeiro a acionar o Santos na Justiça e abandonou a equipe antes mesmo dos exames cardiológicos, em São Paulo. O jogador, inclusive, teve a sua imagem pintada em parte do muro do CT Rei Pelé danificada por torcedores com uma tinta branca.

Pelo Santos, Arouca atuou 268 vezes e conquistou seis títulos (três paulistas, uma Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil).