ASSINE
search button

Papa: 'Boa sorte a Roma por candidatura às Olimpíadas' 

Francisco recebeu delegação do Comitê Olímpico Italiano

Compartilhar

O papa Francisco saudou nesta sexta-feira (19) a decisão do governo de Roma de se candidatar a sediar as Olimpíadas de 2024. "Boa sorte para a candidatura de Roma para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. Eu não estarei aqui para ver", disse o Pontífice após uma missa celebrada com atletas e dirigentes do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) na Basílica de São Pedro. Apesar da falta de otimismo de Jorge Bergoglio, em 2024, terá 88 anos.

    Apaixonado por esportes, o líder da Igreja Católica recebeu atletas italianos representando, praticamente, todas as modalidades olímpicas de verão e de inverno que o país disputa. Em seu discurso, o Papa ressaltou que "na nossa época, o esporte é "de casa" na Igreja e esse encontro é a prova disso é poder festejar junto com vocês o centenário do Coni, um aniversário importante para o esporte italiano". Ele ressaltou que o trabalho da entidade não é só "participar do evento planetário das Olimpíadas modernas", mas sim "valorizar as dimensões sociais, populares, educativas e culturais".

    "Desde sempre, o esporte favorece a universalidade caracterizada pela fraternidade e amizade dos povos, a concórdia e a paz entre as nações, o respeito, a tolerância e a harmonia da diversidade.

    Cada evento esportivo, sobretudo o olímpico, é o local onde se confrontam representantes de nações com histórias, culturas, tradições, crenças e valores diversos e pode se tornar o trâmite de uma força ideal para abrir novos caminhos", discursou Bergoglio.

    Segundo Francisco, o ensinamento dos Jogos Olímpicos não é "a supremacia de uma nação sobre a outra", mas um desafio que "todos somos chamados, não só os atletas: de sempre se superar".

    No dia 15 de dezembro, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou que a capital italiana é candidata oficial aos Jogos Olímpicos. Até o momento, os Estados Unidos confirmaram que irão participar da disputa, mas que definirão a cidade-sede apenas em 2015. Baku (Azerbaijão), Berlim (Alemanha), Paris (França) e São Petesburgo (Rússia) também devem participar de pleito. (ANSA)