ASSINE
search button

Fifa mantém sedes de 2018 e 2022, mas publicará investigação

Compartilhar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que a entidade não vai reabrir o processo de votação para a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Porém, disse que vai publicar ao menos parte do relatório confidencial com os resultados das investigações sobre compra de votos na escolha dos países.

Em uma reunião do comitê executivo da Fifa no Marrocos, Blatter declarou: "não vamos revisitar os votos de 2018 e 2022". Mas segundo ele, o comitê executivo concordou de forma unânime em publicar o relatório do investigador de ética Michael Garcia sobre o processo de votação.

De acordo com Blatter, o documento será publicado "da maneira apropriada, assim que os procedimentos atuais contra indivíduos estiverem finalizados". Não ficou claro, porém, quando a Fifa planeja divulgar o relatório.

Garcia, que apoia a publicação do relatório, passou 18 meses investigando alegações de corrupção no processo seletivo, durante os quais entrevistou 75 testemunhas.

Em novembro, o juiz de ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, emitiu um sumário de 42 páginas baseado no documento de Garcia que identificou casos de "conduta imprópria" em uma série de propostas de candidatura, mas afirmou não haver indícios suficientes para justificar a reabertura do processo de escolha das sedes – o que Blatter confirmou que não irá acontecer em sua declaração nesta sexta-feira.

Garcia, que apelou imediatamente contra o sumário, renunciou na quarta-feira, depois que um tribunal da Fifa determinou que sua apelação era inadmissível.