ASSINE
search button

Esporte olímpico, rúgbi invade a praia de Ipanema no sábado

Compartilhar

O rúgbi ainda não assombra o Brasil, como prometia o bem humorado comercial de 2010, mas o esporte aos poucos vai ganhando seu espaço no país. Esporte olímpico em 2016 invade a praia de Ipanema no próximo sábado com um torneio de beach rúgbi. “Queremos ser o país do beach rúgbi no mundo”, diz otimista Bernardo Duarte, diretor técnico da Confederação Brasileira.

Os jogos serão rápidos, de cinco minutos, com cinco contra cinco jogadores e substituições ilimitadas para chamar a atenção do público. “A pontuação vai ser diferente. Ao invés dos cinco pontos do try, cada try vai valer um ponto e esperamos que saiam muitos”, disse Bernardo.

Brasil, Argentina e Itália (que tem até uma liga nacional de beach rúgbi) além de um combinado de jogadores vão participar do torneio na parte da manhã. Na parte da tarde, times de rúgbi do Rio e crianças de projetos sociais vão participar de várias disputas. “É uma diversão, mas queremos ganhar. Principalmente da Argentina”, brincou Beatriz Futuro, a Baby, jogadora da Seleção Brasileira.

Mas o torneio vai além da quadra montada na praia. A intenção é que jogadores invadam a areia para clínicas improvisadas, ações de marketing de olho principalmente no interesse das crianças pelo esporte. A bola, por exemplo, vai chegar de paraquedas para atrair curiosos desde o início. Outra das atrações é Marcos Paixão, jogador da Seleção e que mora e toca um projeto social no Morro do Cantagalo. É através do exemplo de Paixão que a CBRu quer popularizar o esporte da bola oval no país da bola redonda.