ASSINE
search button

Bom Senso pede que Dilma vete "golpe" da bancada da bola

Compartilhar

Depois de protestar contra alguns deputados federais ligados à bancada da bola, que pretendem alterar o refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes junto à União, o Bom Senso FC voltou a se pronunciar. Por meio de nota emitida no Facebook, o grupo pediu para que a presidenta Dilma Roussef vete a tentativa de “golpe” do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO).

A revolta do Bom Senso se dá contra o que o movimento chama de “uma manobra vergonhosa do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR)”. De acordo com o grupo, Arantes propõe em uma Medida Provisória referente à importação de peças para aerogeradores que os clubes possam parcelar as dívidas em 15 anos sem qualquer contrapartida.

“Diante dessa situação, o veto presidencial é a única medida coerente ao compromisso assumido publicamente pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro Aloizio Mercadante com a modernização e democratização do futebol brasileiro”, escreve o Bom Senso em desabafo publicado nesta quinta-feira.

Está em discussão neste ano no Congresso a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), de autoria de Otavio Leite (PSDB-RJ), mas ainda não há um consenso entre parlamentares, Bom Senso e o governo.

O grupo, capitaneado por Paulo André e Alex, defende que a redação final da LRFE seja produzida pela Casa Civil antes de ser discutida e aprovada no Congresso Nacional. Por outro lado, a Bancada da Bola trabalha em direção oposta e tem irritado os líderes do movimento que está em conflito com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Veja, na íntegra, a nota publicada pelo Bom Senso nesta quinta-feira:

Após mais uma rodada de reuniões em Brasília, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, chegamos a um bom termo de acordo entre as partes envolvidas na discussão do projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE). Como amplamente divulgado, o Bom Senso FC defende a democracia e a transparência na gestão do futebol, nas diretrizes e nas medidas concretas do projeto de lei.

Entretanto, às costas da mesa de negociação, uma manobra vergonhosa do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR) incluiu o refinanciamento dos clubes, sem nenhum tipo de contrapartida, através de uma emenda à Medida Provisória 656/2014, que trata de incentivos fiscais à importação de peças para aerogeradores. Isso é conhecido no Congresso Nacional como “contrabando legislativo”, quando uma questão é aprovada junto a outro que não tem absolutamente nenhuma relação. Como sabemos, a dívida dos clubes não contribui em nada para a importação de aerogeradores no Brasil.

A MP 656 já foi aprovada na Câmara e no Senado, com essa emenda idealizada pelo deputado Jovair. Isso representa uma virada de mesa vexatória nos debates da LRFE. 

Reiteramos que parcelar as dívidas dos clubes sem contrapartidas não significa salvá-los; muito pelo contrário, uma medida como essa continua pavimentando o caminho para o abismo, distanciando cada vez mais o futebol brasileiro do profissionalismo e da modernização.

Diante dessa situação, o veto presidencial é a única medida coerente ao compromisso assumido publicamente pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro Aloizio Mercadante com a modernização e democratização do futebol brasileiro. 

Bom Senso Futebol Clube

Por um futebol melhor para todos