ASSINE
search button

Pelé faz hemodiálise e apresenta melhora

Compartilhar

Na manhã desta sexta-feira (28), o quadro clínico de Pelé, que está Internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, apresentou melhora. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o ex-jogador, que faz hemodiálise, está lúcido e não faz uso de ventilação mecânica. Durante a tarde, o hospital confirmou o estado de melhora, mas com permanência na UTI.

Na noite de quinta-feira (27), o quadro clínico de Pelé havia se agravado. O ex-jogador, que está com uma infecção abdominal, não respondeu de forma satisfatória ao tratamento com antibiótico. A preocupação era de que o quadro avançasse para uma infecção generalizada.

Pelé, que está com 74 anos, passou por cirurgia no dia 13 deste mês, para a retirada de cálculos renais. No dia anterior, ele tinha sido internado depois de passar mal. Após exames, constatou-se que o problema era causado por cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução do fluxo urinário. Ele teve alta dois dias depois da operação.

>> Beckenbauer envia mensagem de 'recuperação' a Pelé

Por conta de uma infecção na região abdominal, ele precisou voltar a ser internado. Desde a última segunda-feira, o ex-jogador recebe cuidados especiais da equipe médica do hospital Albert Einstein. 

Em 2012, o ex-jogador esteve internado no mesmo hospital para uma cirurgia no quadril. No procedimento, foi retirada parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. Antes da operação, Pelé sentia dores constantes no quadril.

Veja o boletim médico:

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está melhor de sua condição clínica e segue sob cuidados na unidade de terapia intensiva. Continua em tratamento temporário de suporte renal (hemodiafiltração veno-venosa contínua), lúcido, em ventilação espontânea, sem necessidade de drogas vaso-ativas ou outras terapias de suporte.

O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação".

Nas redes sociais oficiais de Pelé, foi publicado um texto em inglês, na noite de quinta-feira, no qual o ex-jogador explica que a mudança para uma área mais restrita se deve à necessidade de privacidade:

Veja a nota:

“Quero aproveitar esta oportunidade para que você saiba que estou bem. Não fui colocado em cuidados intensivos, hoje, apenas fui realocado para um quarto especial dentro do hospital para ter privacidade. Aprecio todos os visitantes que vieram me ver. Mas eu realmente preciso continuar meu tratamento e recuperação em paz.

Sou abençoado por receber seu amor e apoio, e graças a Deus isso não é nada sério. Estou ansioso para passar as próximas férias com minha família e começar o novo ano com saúde renovada, e com muitas viagens internacionais já planejadas!".