ASSINE
search button

São Paulo cai nos pênaltis e estraga "último ano" de Ceni

Compartilhar

O Atlético Nacional é o primeiro finalista da Copa Sul-Americana de 2014. Com a vantagem conquistada no jogo de ida, a equipe colombiana se deu ao luxo de perder para o São Paulo, no Morumbi, nesta quarta-feira, por 1 a 0 e conseguiu avançar apenas nos pênaltis. Depois de sete cobranças, os visitantes converteram todas e viram Alan Kardec e Rafael Toloi desperdiçarem para os donos da casa.

Rogério Ceni fez sua parte, marcou o seu, mas não conseguiu evitar a eliminação. Assim, pode ter dado adeus a sua última chance de ser campeão pelo São Paulo. Na saída do gramado, foi possível ver o goleiro claramente abatido com a derrota. Apesar de não ser oficial, Ceni declarou várias vezes durante essa temporada que esse seria seu último ano como jogador profissional. A dúvida ainda ronda o Morumbi, mas se isso realmente se concretizar, um dos maiores ídolos da história do clube terminará sua carreira com eliminações nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Penapolente, na terceira fase da Copa do Brasil, contra o Bragantino, e agora na semifinal da Sul-Americana. Se manter o ritmo no Brasileiro, o vice-campeonato será o melhor resultado da temporada.

Na partida de ida, na Colômbia, o São Paulo perdeu para o Atlético Nacional por 1 a 0 e, por isso, precisava vencer por dois gols de diferençar para avançar à decisão da competição sul-americana. Com o placar mínimo, a vaga foi para as penalidades máximas. Bocanegra, Valencia, Cardona e Ruiz converteram para os colombianos. Já pelos paulistas, Alan Kardec escorregou e isolou a primeira cobrança, Rogério Ceni fez e Rafael Toloi bateu fraco, fácil para o goleiro Armani.

Agora, o Atlético Nacional encara o vencedor do clássico argentino entre Boca Juniors e River Plate, que acontece nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Monumental de Nuñes. Na partida de ida, as equipes empataram por 0 a 0 em La Bombonera, ou seja, agora, qualquer empate com gols clássificam os visitantes.

São Paulo pressiona, mas não marca

A equipe comandada por Muricy Ramalho foi superior durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu transformar a pressão em bola na rede. Enquanto o Atlético Nacional procurava cadenciar a partida e jogar por uma bola, o São Paulo criava, mas pecava nas finalizações.

A primeira oportunidade aconteceu aos 13min. Após boa troca de passes do setor ofensivo, Kaká encontrou Michel Bastos, que bateu para fora. Se tivesse levantado a cabeça, veria Luís Fabiano livre no meio da área. Três minutos depois, o São Paulo teve sua melhor chance. O camisa 9, desta vez, recebeu pela direita e tentou bater cruzado, mas Franco Armani apareceu bem e tirou com a ponta dos dedos.

Mais preocupado com o sistema defensivo, o Atlético Nacional esperava um vacilo do São Paulo para tentar encaixar um contra-ataque e abrir o placar. E por pouco não aconteceu no final da etapa inicial. Aos 41min, Ruiz enfiou boa bola para Cardona, que ficou cara a cara com Rogério Ceni. O meia colombiano tentou bater rasteiro, mas o goleiro são-paulino saiu bem e salvou a equipe.

Ganso marca, mas traves impedem classificação

Precisando marcar de qualquer jeito para manter viva a esperança de avançar à final da Copa Sul-Americana, o São Paulo voltou com mais ímpeto para o segundo tempo e não demorou para abrir o placar. Com Paulo Henrique Ganso mais participativo, a criação tricolor melhorou e o jogo ofensivo fluiu.

Aos 6min, Ganso acertou uma ótima assistência e deixou Michel Bastos na cara do gol. O meia finalizou bem, mas Armani fez ótima defesa com o pé e salvou o Atlético Nacional. No lance seguinte, um minuto depois, o goleiro nada pode fazer. Em uma cobrança de falta na lateral direita do campo, Ganso colocou na área, a bola passou por todo mundo e balançou a rede: 1 x 0.

O placar mínimo levava a partida para os pênaltis e o São Paulo precisava de mais um gol para garantir a vaga diretamente. Melhor no jogo, a equipe comandada por Muricy Ramalho pressionou e por pouco não marcou duas vezes em cinco minutos.

Aos 23min, Michel Bastos recebeu pela direita, passou pelo goleiro e rolou para trás. Kaká, com o gol vazio, tentou tirar do zagueiro e carimbou a trave. Dois minutos depois foi a vez de Luís Fabiano. O camisa 9 girou na entrada da área e acertou um chute forte na trave. No rebote, Michel Bastos, em posição irregular, isolou por cima da meta.