ASSINE
search button

Revelações do Atlético-PR ficam próximas de sair do clube 

Compartilhar

Clube que mais utilizou jogadores da base na temporada, o Atlético-PR está negociando a saída de dois deles. O meio-campista Nathan e o atacante Douglas Coutinho devem sair do clube ao final de 2014.

O primeiro está envolvido em uma ação judicial com o time paranaense, que ganhou uma liminar na última audiência realizada na 15.ª Vara do Trabalho, impedindo que o jogador assinasse qualquer pré-contrato com outra agremiação a partir desta sexta-feira. Mesmo assim, seu destino tende a não ser ficar em Curitiba.

O Mônaco-FRA já demonstrou interesse no atleta de 18 anos, que acumula passagens pela Seleção Brasileira em todas as categorias. Pai e empresário do atleta, José Carlos Souza, espera ter uma definição até o final da Série A. “O nosso lado está acertado, mas depende exclusivamente do Atlético-PR. Passamos duas propostas para a diretoria”, declarou.

A multa rescisória de Nathan, que era de R$ 2,4 milhões, subiu com a decisão da Justiça a favor do Atlético-PR. Para tirar o meia do CT do Caju é preciso desembolsar, pelo menos, seis vezes mais. “A diferença é grande, mas sei que tem gente que banca”, aposta Souza, visando uma venda para grupo de investidores. O próprio atleta já admitiu que “o clima conturbado” para jogar com a camisa rubro-negra faz com que ele tenha vontade de sair.

A outra situação envolve Douglas Coutinho, 20 anos. Cruzeiro, Atlético de Madrid-ESP e Porto-POR estão de olho no jogador. Esse último, inclusive, é o que está mais perto de buscar a contratação. Com multa rescisória de R$ 20 milhões e contrato até julho de 2017, o atacante é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, ao lado de Cléo, com sete gols.

A busca é pela negociação a partir da janela de transferência, no início de 2015. “O que ele tinha de fazer no Brasil já foi feito. Só sai se vier uma boa proposta da Europa e a tendência e negociar para fora do país”, afirma Taciano Pimenta, empresário.

Treinador desaprova saídas

Conhecido por trabalhar nas categorias de base e valorizar atletas, o treinador Claudinei Oliveira considera a transferência precoce. “Acho que a preocupação principal do Coutinho e de qualquer outro atleta nosso, principalmente os mais jovens, como o Nathan e o Mosquito, é sair daqui como ídolo do Atlético-PR. Senão o cara vai embora, volta aqui e não tem repercussão nenhuma, ninguém quer tirar uma foto com ele, ninguém quer um autógrafo”, avaliou.

O comandante rubro-negro acredita que a vida fora do país é difícil de ser levada com idade jovem. “Lá fora vai ter dificuldade, vai ter que encontrar seu espaço, conquistar o torcedor, conquistar tudo de novo. Algo que eles estão tão perto de conquistar aqui”, completa, lembrando a venda de Neymar, que recusou propostas até acertar com o Barcelona-ESP.

Por outro lado, Oliveira sabe que esse tipo de negociação faz parte da tradição brasileira. “A gente tem de respeitar a posição do atleta, do empresário, mas também a do clube, já que tem uma multa contratual. Se alguém vier e pagar a multa, o clube libera o jogador e pronto”, finalizou.