ASSINE
search button

Uefa decide punir Sérvia e Albânia após drone com bandeira do Kosovo

Entidade declarou vitória sérvia, mas tirou 3 pontos das equipes

Compartilhar

A Uefa definiu vitória da Sérvia por 3 a o sobre a Albânia, na partida realizada no último dia 14, pelas eliminatórias da Eurocopa. No entanto, a entidade também decidiu punir as duas equipes com a perda de 3 pontos, além de uma multa de 100 mil euros (R$ 316 mil) a cada seleção. A Sérvia também terá que jogar suas duas próximas partidas com os portões fechados. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (24).

    O duelo foi encerrado aos 42 minutos do primeiro tempo pelo árbitro inglês Martin Atkinson, após um drone com uma bandeira do Kovoso entrar no gramado, iniciando uma confusão entre jogadores e torcedores, que invadiram o gramado do estádio, em Belgrado.

    A decisão atraiu críticas das duas partes. Rivais políticos e no campo, Sérvios e albaneses não pouparam reclamações sobre a decisão da Uefa.

    "Desiludido por uma sentença que não justa", afirmou o técnico da Albânia, o italiano Gianni De Biasi. "Nos tomaram o que havíamos ganho em campo." A Federação de Futebol albanesa já anunciou que irá recorrer da decisão. O presidente da Albânia, Edi Rama, Declarou que a decisão da Uefa é "um sinal negativo de fronte ao racismo e a violência", que teria sido cometido pelos sérvios.

    Em Belgrado, o ministro sérvio do Esporte, Vanja Udovicic, criticou o veredicto da entidade sobre o episódio, definindo-o como "contraditório e injusto". Além disso, apoiou qualquer decisão da Federação de Futebol da Sérvia, caso decida recorrer à sentença. Já  a Federação de Futebol de Kosovo atacou a Uefa ao comentar a sentença. "Uma decisão escandalosa e política", disse o presidente da entidade, Fadilj Vokri. (ANSA)