ASSINE
search button

Brasileiro que superou Pistorius destaca: não existe só ele 

Compartilhar

Alan Fonteles, principal corredor paralímpico do Brasil, lamentou nesta terça-feira a sentença decretada a Oscar Pistorius por ter matado a namorada. O sul-africano recebeu como punição cinco anos de prisão. O brasileiro destacou a importância de Pistorius, mas acredita que o esporte pode crescer sem ele.

Por ter protagonizado grandes disputas com Pistorius, Fonteles foi muito procurado para comentar o assunto. Tanto que a assessoria do atleta resolveu divulgar um comunicado em vez de conceder entrevistas exclusivas para os veículos de imprensa.

A declaração de Fonteles foi direta e amena, sem lembrar das polêmicas: "o Pistorius fez muito pelo esporte paraolímpico (sic) e nada apaga o passado. Porém, agora ele vai ter que cumprir o que a Justiça determinou. O IPC (Comitê Paralímpico Internacional) está certo ao seguir a decisão da justiça porque o esporte trata de exemplos a serem seguidos. Oscar Pistorius representou por muito tempo o paradesporto, mas não existe só ele, temos outros grandes atletas que podem continuar divulgando e engrandecendo o movimento paraolímpico".

A grande disputa entre Pistorius e Fonteles aconteceu na Olimpíada de Londres, quando o brasileiro se tornou o primeiro atleta a superar o sul-africano e levou a medalha de ouro nos 200m. Um ano depois, ele também se tornou campeão mundial.

Mas o duelo aconteceu também fora das pistas: Pistorius reclamou do resultado da Olimpíada publicamente, alegando que Fonteles estava usando próteses que o deixavam mais alto e dava vantagens. Ele até pediu desculpas diante da mídia posteriormente, mas o brasileiro ficou incomodado por isso não ter acontecido pessoalmente.

Fonteles passou grande parte de 2014 fora das pistas, sem treinar da forma adequada, por opção. Ele retomou as atividades em setembro e agora mira o Troféu Brasil e depois os Jogos Parapan-americanos