ASSINE
search button

Virada Esportiva com mais de 2 mil atividades movimenta fim de semana em SP

Compartilhar

A chuva deu uma trégua no final da manhã de hoje (21) em São Paulo e a movimentação de pessoas aumentou nas atividades esportivas montadas no Vale do Anhangabaú, na região central. Desde ontem (20), a oitava edição da Virada Esportiva oferece 2.400 atividades espalhadas em 418 endereços. A programação com opções de esportes, lazer e recreação ocorrem em seis arenas nas diferentes regiões da cidade. Entre as novidades deste ano, estão as práticas paradesportivas com exercícios adaptados para pessoas com deficiência.

O Vale do Anhangabaú é conhecido como o polo radical da virada. Skate, rapel, tirolesa e parkoursão algumas das modalidades que podem ser praticadas no local. Para participar, bastou fazer o credenciamento em tendas montadas no entorno para receber uma pulseira que deu acesso gratuito aos brinquedos. O estudante Marcelo Moreira, 15 anos, desceu pela primeira vez a tirolesa, após aguardar cerca de 30 minutos na fila. “No começo, lá em cima, dá um medo, mas quando pega coragem e vai, fica suave [tranquilo] e dá vontade de ir de novo”, contou.

A garçonete Jussara Alexandrino, 28 anos, trouxe o filho Caique, 8 anos, pela primeira vez ao evento. “A gente mora aqui pertinho. Viemos aproveitar o domingo. É bom para ele se mexer. Gastar energia”, disse. Entre as atividades disponíveis, o touro mecânico era a grande expectativa de Caique, que não pratica nenhum esporte regularmente. “Ele é meio preguiçoso. As crianças têm que ser incentivadas. Pela saúde, até porque, hoje em dia, é comum ter criança mais gordinha”, apontou.

E não foi só a criançada que aproveitou a programação. Geraldo Gomes, 38 anos, aventurou-se na prancha de surfe mecânico. “Venho todo ano. Chego cedinho e aproveito mesmo os brinquedos”, disse ao lado da irmã e de um amigo. Ele conta que não pratica esporte com regularidade. “Sou daquele tipo que matricula um ano na academia e vai dois meses”, contou, sorrindo. Geraldo acredita que as atividades deste domingo podem render um novo impulso para a prática de atividades regulares. “Estou para me matricular há dois meses. Pode ser que agora eu vá”, declarou.

Outra novidade deste ano foi a inauguração do Centro Esportivo e de Lazer Tietê. O espaço, onde funcionava o antigo Clube Regatas Tietê, com mais de 100 anos de história, foi restaurado e entregue aos paulistanos. Entre as atividades disponíveis, estão os campeonatos de basquete e de tênis; simuladores eletrônicos, slack line e corrida de obstáculos que simulam treinamentos militares. Além disso, idosos têm um momento especial com o bailão da terceira idade.

No Parque Cândido Portinari, foi montada uma rampa de snowboard. Na zona sul, a represa Guarapiranga recebeu os esportes na água, como stand up paddle, rafting e wakeboard. No Parque do Carmo, na zona leste, o público subiu em um balão de ar quente, simulou um voo de asa delta e saltou de bungee jump. No Parque da Independência, as pistas de skate foram o destaque.