ASSINE
search button

Atlético-MG marca no fim e breca líder Cruzeiro no Mineirão

Compartilhar

Parecia que o movimentado clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG no Mineirão terminaria com um espetacular empate por 2 a 2. Parecia. Com uma atuação aguerrida e muito consciente, o time alvinegro segurou a pressão cruzeirense e contou com um gol de Carlos aos 45min do segundo tempo para vencer o maior rival de cidade e impedir que ele abrisse distância sobre o São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro. No fim, o 3 a 2 do Atlético-MG fez a festa da minoria atleticana no maior estádio de Belo Horizonte.

Com o resultado, o time alvinegro subiu aos 37 pontos e colou de vez no G-4. Atual quinto colocado, o Atlético-MG agora está a apenas três do Corinthians, último a ocupar um lugar na zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Já o Cruzeiro segue na liderança, mas perdeu a oportunidade de abrir vantagem sobre o São Paulo, que perdeu o clássico para o Corinthians em Itaquera. A distância segue em sete pontos.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Coritiba, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Couto Pereira, enquanto o Atlético-MG recebe o Santos, quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão.

Se o Cruzeiro – com exceção do reserva Júlio Baptista – não teve grandes desfalques para o clássico deste domingo, o Atlético-MG foi a campo com apenas um volante. Pierre ficou no banco, e Levir Culpi escalou a sua equipe com Leandro Donizete, Dátolo, Guilherme e Luan no meio. Todos, porém, quase viram o time celeste abrir o placar antes mesmo dos 2min. Logo no início, Alisson recebeu dentro da área, limpou a marcação e soltou uma bomba no travessão de Victor.

Temendo algo pior, Levir recuou o voluntarioso Luan para a cabeça de área e ao menos segurou o ímpeto inicial cruzeirense. O time celeste, entretanto, seguiu melhor em campo. Se não pressionava como nos primeiros minutos, pelo menos não corria riscos defensivos. Aos 32min, Everton Ribeiro contou com falha defensiva atleticana, chutou forte para o gol, e Victor fez grande defesa.

O goleiro teve seu trabalho recompensado minutos depois. Aos 38, Emerson Conceição cruzou da esquerda, Luan ganhou de Dedé no alto e, na sobra, Carlos finalizou para o fundo das redes. O Atlético-MG abria o placar no Mineirão. Aos 40, Dátolo escapou pela direita e meteu bola linda para Diego Tardelli, sozinho, fazer 2 a 0. Jogo decidido no primeiro tempo? Não. No último lance antes do intervalo, Everton Ribeiro fez jogada espetacular pela ponta direita e só cruzou para Ricardo Goulart diminuir o placar.

O lance animou a equipe celeste, que voltou do intervalo com tudo. Logo aos 7min, Marcelo Moreno subiu mais que a defesa atleticana após levantamento na área e só ajeitou para Alisson. Cheio de estilo, o jovem emendou um voleio espetacular e empatou a partida com um golaço. Poucos minutos depois, Ricardo Goulart rolou para Alisson, que chutou na trave e quase virou o duelo. O ritmo do jogo caiu daí para frente e, quando o empate por 2 a 2 parecia certo, Carlos aproveitou cruzamento de Leandro Donizete para marcar de cabeça e dar a vitória ao Atlético-MG.