ASSINE
search button

Brasil conquista Festival Pan-americano de Judô 

Compartilhar

Neste final de semana, o Brasil conquistou 13 medalhas no Festival Desportivo Pan-americano de Judô, evento organizado pela ODEPA, disputado na cidade de Pachuca, no México. Os atletas brasileiros faturaram cinco ouros, quatro pratas e quatro bronzes e lideraram o quadro de medalhas. 

Em segundo ficou Cuba, com quatro ouros, três pratas e três bronzes e a emergente Venezuela com dois ouros, uma prata e três bronzes.

“Foi um bom resultado porque vimos atletas jovens lutando como se fossem bastante experientes em competições internacionais. A interação entre os mais novos e os mais velhos foram determinantes para este resultado. Formamos uma verdadeira equipe”, disse Amadeu Moura, chefe da delegação na competição. A equipe foi acompanhada também pelos técnicos Fulvio Miyata e Mário Tsutsui.

O Festival Desportivo Pan-americano serve como preparação para os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e Jogos Olímpicos Rio 2016. 

O show brasileiro no Centro de Convenções Tuzoforum começou no sábado com cinco finais. Cerca de 500 pessoas viram os ouros de Eric Takatabake (60kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg) e Eleudis Valentim (52kg) e pratas para Marcelo Fuzita (66kg) e Vinícius Panini (81kg). As jovens Gabriela Chibana (48kg) e Manoella Braga (57kg) conquistaram o bronze e também subiram ao pódio.

No domingo foram disputadas as sete categorias mais pesadas e o desempenho brasileiro se manteve em alto nível com mais quatro finais e seis medalhas. Ouros para Eduardo Bettoni (90kg) e Renan Nunes (100kg), pratas para Samanta Soares (78kg) e Walter Santos (+100kg) e bronzes para Érika Ferreira (63kg)e Claudirene Cézar (+78kg).

O próximo compromisso da seleção brasileira é dentro do Brasil. A equipe masculina enfrenta o Japão no Desafio Internacional em São Paulo, no próximo dia 28, às 10 horas, no Teatro Bradesco. No Circuito Mundial, a equipe participa do Grand Prix de Astana, no Cazaquistão, de 10 a 12 de outubro. Vale lembrar que Astana é a cidade-sede do Campeonato Mundial 2015.