Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Esportes

Jogo pela paz reúne astros do futebol em Roma

Partida foi organizada pelo Vaticano, a pedido do papa Francisco

Agência ANSA

Enquanto o mundo assiste a cenas de guerra, o papa Francisco promove uma partida de futebol pela paz. Na noite desta segunda-feira (1), no Estádio Olímpico, em Roma, astros como Maradona, Baggio, Totti, Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Del Piero e Buffon entrarão em campo para fazer um apelo contra a violência. É a "Partida Interreligiosa pela Paz", organizada pelo Vaticano, a pedido de Francisco, que é fanático por futebol e torcedor de carteirinha do clube argentino San Lorenzo. O Papa acredita que o futebol, um dos esportes mais amados do planeta, pode ser um instrumento para lançar mensagens positivas ao mundo, que, de acordo com ele, tem enfrentado a "Terceira Guerra Mundial". Segundo o Vaticano, cerca de 50 atletas, de diversas nacionalidades e religiões, participarão do jogo. O argentino Javier Zanetti foi o encarregado pelo Pontífice para convidar os atletas e organizar a parte esportiva do evento.

    "Uma das coisas que mais o preocupam é a própria paz no mundo. E foi uma honra envolver tantos colegas e amigos para isso", disse Zanetti.

    O ex-jogador também comentou que apenas um atleta declinou o convite. Foi o egípcio Mohamed Aboutrika, que alegou não querer fazer "parte" de uma equipe com israelenses, já que a presença de Yossi Benayoun foi confirmada.

    O papa Francisco não assistirá ao jogo no estádio, mas terá, por volta das 16h locais (11h de Brasília), uma audiência privada com os atletas. 

Tags: Francisco, guerra, PAZ, pontífice, roma

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.