ASSINE
search button

De volta à seleção, Dunga faz sua primeira convocação

Técnico chamou 10 da Copa e dois de Corinthians e Cruzeiro

Compartilhar

Em sua primeira convocação no retorno à Seleção Brasileira, o técnico Dunga chamou nesta terça-feira dez jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2014 sob o comando de Luiz Felipe Scolari. A lista para os jogos contra Colômbia e Equador, em setembro, também contou com várias novidades, sendo que os times brasileiros mais lembrados foram Corinthians e Cruzeiro: dois atletas de cada time foram convocados, sendo Gil e Elias do time paulista, e Everton Ribeiro e Ricardo Goulart pelos mineiros.

Os dez remanescentes do Mundial de 2014 foram o goleiro Jefferson, o lateral Maicon, o zagueiro David Luiz, os volantes Luiz Gustavo, Fernandinho e Ramires, os meias Oscar e Willian e os atacantes Hulk e Neymar. Dos titulares de Felipão na Copa, ficaram de fora Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva (contundido), Marcelo, Paulinho e Fred.

Já entre os atletas que jogam fora do País, um trio de ex-jogadores do Santos foi a principal novidade: o goleiro Rafael, do Napoli (ITA), e a dupla de laterais Danilo e Alex Sandro, do Porto (POR). Atletas que por pouco ficaram de fora da Copa, como Miranda e Filipe Luís, do Atlético de Madrid (ESP), também marcaram presença.

Outra peculiaridade é que nenhum centroavante de ofício foi chamado por Dunga: entre os jogadores que podem ser considerados atacantes - Neymar, Hulk, Diego Tardelli e Ricardo Goulart -, todos atuam com muita movimentação, nunca fixos na área.

"Tem alguns jogadores que estiveram na Copa do Mundo, outros jogadores retornando à Seleção e alguns mais jovens tendo a oportunidade. Tratamos de mesclar os jogadores com mais e menos experiência. E o mais importante é salientar que os jogadores que estão nessa lista vão ter oportunidade, e os que não estão, também no futuro terão sua oportunidade. Esse é só um início de trabalho, e nenhum jogador que não está nesta lista não pode sentir que está fora da Seleção", disse Dunga.

Os amistosos que marcarão a reestreia de Dunga à frente da Seleção acontecerão nos Estados Unidos. No dia 5 de setembro, o time reencontra a Colômbia, adversária das quartas de final da Copa do Mundo, em Miami. Já em 9 de setembro, o rival será o Equador, em Nova Jersey. No mesmo período, a Seleção Sub-21, dirigida por Alexandre Gallo, fará amistosos no Oriente Médio contra Egito, Catar e Líbano.

Os jogos da Seleção devem desfalcar os times do Campeonato Brasileiro em duas rodadas: a 19ª, disputada nos idas 6 e 7 de setembro, e a 20ª, marcada para os dias 10 e 11. Apesar de não ter jogos do torneio nacional marcados nas datas-Fifa, o calendário da CBF agenda partidas para os dias vizinhos, prejudicando os clubes da mesma maneira.

Confira a lista completa de convocados por Dunga:

Goleiros

Jefferson (Botafogo)

Rafael Cabral (Napoli-ITA)

Laterais

Maicon (Roma-ITA)

Danilo (Porto-POR)

Filipe Luís (Chelsea-ING)

Alex Sandro (Porto-POR)

Zagueiros

David Luiz (PSG-FRA)

Marquinhos (PSG-FRA)

Miranda (Atlético de Madrid-ESP)

Gil (Corinthians)

Volantes

Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)

Fernandinho (Manchester City-ING)

Ramires (Chelsea-ING)

Elias (Corinthians)

Meias

Oscar (Chelsea-ING)

Willian (Chelsea-ING)

Philippe Coutinho (Liverpool-ING)

Everton Ribeiro (Cruzeiro)

Atacantes

Neymar (Barcelona-ESP)

Hulk (Zenit-RUS)

Ricardo Goulart (Cruzeiro)

Diego Tardelli (Atlético-MG)