Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Esportes

Copa do Brasil: oitavas terão três duelos de Série A

Portal Terra

Estão definidos os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil de 2014. Nesta segunda-feira, em evento realizado no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu o sorteio dos confrontos da fase final do torneio e colocou frente a frente gigantes do futebol brasileiro, em partidas como Grêmio x Santos e Atlético-MG x Palmeiras. Segundo o calendário oficial, as partidas serão disputadas nos dias 27 de agosto e 3 de setembro, mas deve haver desdobramento de alguns jogos para outros dias a fim de atender às grades de TV.

Haverá três confrontos entre equipes da primeira divisão nacional nas oitavas de final da Copa do Brasil. O mais interessante deles será entre o Grêmio, de Luiz Felipe Scolari, e o Santos, recém-reforçado pelo atacante Robinho. As duas equipes se enfrentaram nesta mesma fase da Copa do Brasil no ano passado, e o time gaúcho levou a melhor.

Outro jogo envolvendo dois clubes da Série A será entre Atlético-MG e Palmeiras, que jogaram recentemente pelo Campeonato Brasileiro, com vitória para os mineiros por 2 a 1. Por fim, o Flamengo pegará o Coritiba, em jogo de dois times que não vivem bom momento na elite nacional. Cariocas e paranaenses ocupam a parte de baixo da tabela e se enfrentaram neste fim de semana, com triunfo para os rubro-negros, fora de casa, por 1 a 0.

De resto, destaque para o jogo entre Botafogo, que amarga crise financeira mas vem reagindo dentro de campo, e Ceará, líder da Série B e algoz do Internacional na terceira fase da Copa do Brasil; e o duelo paulista entre Corinthians e Bragantino, que eliminou o São Paulo em pleno Morumbi na fase anterior. Atual campeão brasileiro e líder da elite nacional, o Cruzeiro foi o time "mais sortudo" do evento e terá pelo frente o modesto Santa Rita-AL, que não faz parte sequer da Série D.

Mecânica do sorteio

A escolha dos jogos teve alguns direcionamentos. De início, as 16 equipes classificadas já estavam previamente separadas em dois potes: A e B. Não poderia haver confrontos entre times do mesmo grupo logo nas oitavas de final.

No primeiro pote, estavam os cabeças de chave, formados pelos seis times que disputaram a última Copa Libertadores da América (Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo e Atlético-MG) mais os dois melhores ranqueados: Corinthians (2º) e Vasco (4º) - o ranking da CBF leva em conta o desempenho em torneios nacionais nos últimos cinco anos.

Já o segundo pote era formado pelos oito clubes com pior ranqueamento que se garantiram nas oitavas de final pelas fases anteriores (Santos, Palmeiras, Coritiba, Ceará, ABC, Bragantino, América-RN e Santa Rita-AL).

Para garantir mais equilíbrio e premiar os melhores classificados, os times ainda estavam agrupados em duplas, também conforme o ranking da entidade. Os integrantes de cada par só poderão se enfrentar em uma possível decisão. Desta forma, assim que um clube era sorteado no evento desta segunda, o seu “parceiro de dupla” ia imediatamente para o outro lado da chave.

Tudo isto para garantir que os jogos Grêmio x Corinthians, Flamengo x Vasco, Cruzeiro x Atlético-PR, Botafogo x Atlético-MG, Santos x Palmeiras, Coritiba x Ceará, ABC x Bragantino, e América-RN x Santa Rita-AL só aconteçam em uma eventual final.

Tags: Brasileiro, Copa, futebol, séries, sorteio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.