Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Esportes

Brasil pode se tornar destino de equipes da Europa, diz COL 

Portal Terra

O Brasil tem condições de, em pouco tempo, se tornar destino comum para clubes e seleções europeias em pré-temporadas. De acordo com Frederico Nantes, que foi gerente de instalações do Comitê Organizador da Copa do Mundo, agora é preciso que os times que foram beneficiados pelo Mundial, saibam se vender no exterior. “Todo mundo teve visibilidade e agora tem que vender o peixe lá fora”, afirmou.

Nantes lembrou que, além dos gramados de alto padrão deixados da Copa, outros estádios, centros de treinamento e hotéis, cerca de 18 mil itens foram comprados pelo COL e deixados como legados, como traves de 12 centímetros de diâmetro, redes, cortadores de grama, marcadores de campo de jogo, bandeirinhas de escanteio, entre outros. “Antes o medo era se chegariam aqui e encontrariam um aeroporto em bom estado. Agora sabem que há também organização e estrutura”, afirmou.

O executivo citou como exemplo um hotel na Bahia que reformou seu campo mas acabou não sendo escolhido por nenhuma seleção. “Agora, com a Fifa divulgando em seu site uma relação de lugares para treinamento no Brasil, eles já receberam propostas de clubes europeus”, revelou. No total foram investidos cerca de US$ 6 milhões em gramados e equipamentos.

Depois do Mundial, o Brasil tem cerca de 83 instalações prontas para receberam clubes de outros países com toda a qualidade. “Tenho certeza que vai aumentar e muito o interesse de clubes e seleções de virem ao Brasil para treinar”. Atualmente clubes do norte da Europa (Alemanha, Holanda e Russia), param seus campeonatos em janeiro e fevereiro por conta do inverno rigoroso e fazem intertemporadas no sul de Portugal ou Espanha. E agora podem começar a rumar para o Brasil.

Presidente do COL, Ricardo Trade lembrou do caso da Federação Capixaba, que mesmo sem ser grande centro do futebol, trabalhou muito  junto ao COL e a à CBF, apresentou ótimas instalações e acabou sendo escolhida por Austrália e Camarões como sede no Mundial.

Tags: Campos, comitê, Local, organizador, treinamentos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.