Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Esportes

Sede olímpica, Rio pode receber Diamond League em 2015

 Diamond League é o principal circuito do Atletismo mundial

Portal Terra

Sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro segue com força no cenário esportivo mundial. Agora, a capital fluminense pode ser escolhida para receber uma das etapas da Diamond League, principal circuito do Atletismo mundial, em 2015.

Duas novas cidades poderão integrar a competição no ano que vem. Atualmente, 14 organizam etapas do circuito, e, em novembro, o conselho da liga analisará as propostas de quatro cidades, que pretendem entrar neste seleto grupo: Pequim (China), Rabat (Marrocos), Ostrava (República Tcheca) e Rio de Janeiro (Brasil).

Petr Stastny, presidente da Diamond League, está em Belém para acompanhar o 30º Grande Prêmio Brasil de Atletismo. O torneio, que integra o IAAF World Challenge, será disputado na manhã deste domingo, no Estádio Olímpico do Pará, com a participação de atletas de primeira linha, como o jamaicano Asafa Powell.

"Vou fazer um relatório sobre as candidaturas", disse Petr Stastny. "Pode até ser que não entre outro Meeting, mas a possibilidade existe. O conselho da liga vai deliberar a respeito em sua próxima reunião, em novembro, em Mônaco", prosseguiu.

Petr ainda disse que acompanhou o clima que antecedeu a realização da Copa do Mundo de Futebol. Para ele, é histórico um certo pessimismo: "foi assim com a Copa de 2010 na África do Sul e também no Brasil. No fim, tudo aconteceu", afirmou. "Com a Olimpíada, agora, é a mesma coisa. É difícil que não haja uma falha ou outra, o importante é que se chegue o mais próximo do ideal", disse.

Quanto às chances de o Brasil ser contemplado com uma etapa do circuito, ele afirmou que são normais. "Acho difícil entrar uma nova cidade europeia, embora Ostrava faça já há tempos um Meeting de muito bom nível. Mas todas terão seus projetos analisados", concluiu

Tags: atletismo, diamond league, Rio, rio2016, RJ

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.