Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Esportes

Barcelona contrata Luis Suárez e fecha "trio dos sonhos"

Portal Terra

O elemento que faltava enfim chegou ao Barcelona. Se não contava com um centroavante de ponta desde Zlatan Ibrahimovic, entre 2009 e 2011, o clube catalão agora terá um dos melhores do planeta. Luis Suárez, polêmico, mas extremamente talentoso, é o novo jogador da equipe azul-grená. O time espanhol anunciou a contratação do uruguaio junto ao Liverpool pelas próximas cinco temporadas e agora terá um trio de ataque digno de fazer inveja a qualquer clube do mundo: Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez.

Os valores da transferência não foram oficialmente divulgados, mas é provável que girem em torno dos 81 milhões de euros (R$ 245 milhões). Suárez desembarcará em Barcelona na próxima semana para passar por exames médicos, assinar o contrato e ser apresentado à torcida no Camp Nou.

O atacante uruguaio só poderá jogar a partir de novembro, por causa da punição imposta pela Fifa após a mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini na Copa do Mundo, mas chega para liderar a renovação do elenco catalão. Após conquistar apenas o título da Supercopa da Espanha na temporada passada (justamente o menos importante), o Barcelona já se despediu de antigas referências, como o goleiro Victor Valdés, o meia Cesc Fábregas e o atacante Alexis Sánchez e contratou novas figuras. Entre elas estão as dos goleiros Bravo e Ter Stegen, a do volante Rakitic e, enfim, a de Luis Suárez.

No Barcelona, o ex-jogador do Liverpool vestirá a camisa 9 que foi de Sánchez pelas últimas temporadas. Ele se despede do clube inglês com somente uma taça, a da Copa da Liga Inglesa em 2011/12, mas como um dos grandes ídolos recentes da equipe. Na temporada passada, disputou 33 partidas no Campeonato Inglês, foi o artilheiro com 31 gols e por pouco não liderou o time à conquista de um título que os torcedores não celebram há 24 anos. Por isso, Suárez lamentou sair de Anfield Road.

"É com o coração pesado que eu deixo o Liverpool para uma nova vida e novos desafios na Espanha. Tanto eu como a minha família caímos de amor por este clube e cidade. Mas, acima de tudo, eu me apaixonei pelos fãs incríveis do Liverpool. Você sempre me apoiaram, e nós, como uma família, nunca vamos esquecê-los, sempre seremos torcedores do Liverpool”, afirmou Suárez, ao site oficial do clube.

"Espero que todos vocês possam entender as razões pelas quais eu fiz essa decisão. Este clube fez tudo o que podia para que eu ficasse, mas, jogando e vivendo em Espanha, onde a família da minha esposa vive, é um sonho e ambição. Acredito que agora é o momento certo para isto”, explicou. "Eu desejo que Brendan Rodgers e o time tenham sucesso no futuro. O clube está em boas mãos e tenho certeza que será bem-sucedido novamente na próxima temporada”, decretou.

O treinador do Liverpool, aliás, agradeceu os serviços prestados pelo atacante e desejou sorte a ele no Barcelona. “Luis é um talento muito especial e agradeço-lhe pelo papel que desempenhou na equipe nos últimos dois anos, durante meu tempo no Liverpool. Desejamos todo o sucesso a ele e a sua família. Vamos sempre considerá-los como amigos”, afirmou, antes de garantir que o clube se reforçará à altura nesta janela de transferências.

"Estou confiante de que vamos melhorar o time ainda mais e que o Liverpool será mais forte para esta próxima temporada, quando vai competir em todas as frentes: no torneio interno e na maior competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões. Se há uma coisa que a história deste grande clube nos ensina, é que o Liverpool é maior do que qualquer indivíduo”, completou.

Suspenso por quatro meses, o atacante entrou com recurso para tentar reverter a decisão da Fifa, mas a entidade não acatou. Assim, deve recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), máxima estância jurídica esportiva, que dará o veredicto final e definirá se ele poderá entrar em campo antes de novembro. Até ele, o mundo somente imaginará o estrago que Messi, Neymar e Suárez poderão fazer jogando lado a lado.

Tags: Barça, Espanha, esporte, mordida, suárez

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.