Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Esportes

Partida entre Chile e Austrália marca estreia da Arena Pantanal

Agência Brasil

A capital mato-grossense se prepara para estrear nesta sexta-feira (13) sua Arena Pantanal com a partida entre o Chile e a Austrália. O jogo começa às 19h, no horário de Brasília. No entorno da Arena, 400 câmeras vão monitorar o espaço ocupado pelos torcedores. Mais 200 vão acompanhar o trajeto dos jogadores do hotel até o estádio.

Mais de 1.700 pessoas, entre profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, do Corpo de Bombeiros, daPerícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e agentes da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos vão atuar durante as partidas na Arena e mais 1.600 homens do Exército estarão nas ruas durante a primeira fase do Mundial. Da Força Nacional foram destacados 162 homens para atuar no estado na primeira fase da Copa.

A interdição das ruas no raio de isolamento determinado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) começa seis horas antes do apito inicial. Nesse espaço e nesse período, apenas carros credenciados poderão transitar livremente.

Linhas especiais de ônibus que farão o trajeto rumo à Arena Pantanal vão ser colocadas em operação. “Reforçamos as linhas normais e colocamos mais 147 ônibus extras que farão linha para a Arena Pantanal”, informou Rafael Detoni, assessor de Mobilidade Urbana da Secopa Mato Grosso. As linhas de ônibus vão deixar os torcedores a uma distância de 700 metros da Arena.

Um esquema de saúde também foi montado para os dias de jogos da Copa. Cerca de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, estão escalados para atender ao público, em regime de plantão, no Posto Avançado de Saúde que fica na Fan Fest. Os cuidados médicos no entorno da Arena Pantanal ficam por conta da Fifa. Os casos de maior gravidade serão encaminhados para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que está apto para atender vítimas até de ataques terroristas.

A maior preocupação relacionada à saúde é com o calor. “Reforçamos os medicamentos para atendimentos ligados à desidratação e às intoxicações alimentares e alcoólicas, mas também estamos preparados para tratar possíveis endemias vindas de outros países, como casos de cólera e meningite, informou o secretário adjunto de Saúde, Huark Corrêia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está com uma equipe de 220 socorristas e 13 ambulâncias operando 24 horas para garantir atendimento rápido.

Cerca de 20 mil pessoas assistiram à partida de abertura entre o Brasil e a Croácia, no Fifa Fan Fest de Cuiabá. Os portões foram abertos às 10h. Foram registrados no Posto Médico Avançado 13 atendimentos de casos leves, de pessoas que chegaram com cortes superficiais, torsões, desidratação, dor de cabeça e para o aferimento de pressão arterial.

O Chile tem oito participações na Copa do Mundo. É o quarto país sul-americano, juntamente com o Paraguai, com maior experiência na competição. O melhor desempenho da “La Roja” ( como é chamada a seleção) foi em 1962, jogando em casa, quando ficou em terceiro lugar. Na França, em 1998, e na África do Sul, em 2010, chegou às oitavas de final, sendo eliminada pelo Brasil.

A primeira Copa do Mundo da Austrália foi em 1974, quando terminou sem marcar nenhum gol e marcou apenas um ponto. Em 2006, na Alemanha, chegou às oitavas de final, mas foi derrotada pela Itália, que conquistou o tetracampeonato em seguida. Na Copa passada, fou eliminada na fase de grupos.

O Chile e a Austrália estão no grupo B, juntamente com a Espanha e a Holanda.

Tags: arena pantanal, copa do mundo, estádio, futebol, mato grosso

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.