Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Esportes

Na China, filhotes de panda farão previsões para Copa

Animais tentarão acertar placar dos jogos do Mundial no Brasil

Agência ANSA

Para concorrer com o famoso polvo "Paul", o animal que fez previsões na última Copa da África do Sul, a China usará filhotes de pandas, de 1 ou 2 anos de idade, para tentar adivinhar o resultado das partidas do Mundial de 2014, que começa no próximo dia 12 de junho. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, a iniciativa é de um centro de reprodução de pandas em Sichuan e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para o risco de extinção da espécie. "Durante os jogos da primeira fase, os pandas irão 'prever' o vencedor das partidas ao escolher os alimentos que estarão em três cestas de bambu e conterão os possíveis resultados dos jogos", informou a Xinhua. Já na fase eliminatória, os pandas "escolherão" entre duas árvores, sendo que cada uma conterá a bandeira das seleções que se enfrentarão em campo.    

Os bebês pandas, porém, não serão os únicos "videntes" durante a Copa. O papagaio "Amor", que ficou famoso ao ser pego em mãos pelo papa Francisco em plena praça São Pedro no último mês de janeiro, também fará previsões para a emissora de televisão italiana RAI. "Amor" deverá escolher entre as bandeiras das duas equipes que se enfrentarão e as quais serão colocadas em um campo de futebol em miniatura. O intuito é transformar o animal em mascote da seleção "Azzurra", que está no grupo D, com Inglaterra, Uruguai e Costa Rica.    

O polvo "Paul" ficava em um aquário na Alemanha e se tornou mundialmente famoso por "prever" os resultados da Copa do Mundo da África do Sul. O animal morreu em outubro de 2010, pouco após o término do torneio. Antes dos jogos, Paul era colocado diante de duas caixas com mexilhões (dos quais se alimentava), sendo uma com a bandeira alemã e a outra com a bandeira da seleção oponente. A caixa escolhida para se alimentar era interpretada como uma previsão do vencedor do confronto. Paul "previu" a queda da seleção alemã nas semifinais e a conquista do terceiro lugar.

Tags: ALEMANHA, cHINA, copa do mundo, Fifa, mundial de futebol, pandas, polvo paul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.