Jornal do Brasil

Domingo, 27 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Esportes

RS: artistas grafitam Porto Alegre para a Copa

Os muros dos viadutos foram grafitados por artistas com motivos relacionados ao Rio Grande do Sul

Jornal do Brasil

Grafiteiros vindos de várias partes do Rio Grande do Sul passaram o final de semana decorando o Viaduto da Conceição, na região central de Porto Alegre, como parte das ações promovidas pela prefeitura para preparar a cidade para a chegada da Copa do Mundo. Entretanto, eles preferem evitar comentários sobre a competição, que tem provocado manifestações pelo País.

Os muros dos viadutos foram grafitados por artistas com motivos relacionados ao Rio Grande do Sul, “o motivo é a querência”, diz Leopoldo Constanzo, 31 anos, que há 10 anos participa do movimento pelo grafite.

“É uma forma de mostrar nossa cultura (gaúcha) e cada um dá sua visão”, completa, dizendo ainda que diferente dos grafites vistos em outros centros urbanos, no caso de Porto Alegre, os artistas sempre buscam inserir a natureza e um colorido maior aos trabalhos.

Sobre a Copa, ele prefere ser mais político, “casa um tem sua opinião sobre a Copa, mas o que posso dizer é que ao menos é uma forma de exibir nosso trabalho e nossa cultura”, diz Constanzo.

Rafael Jung, 31 anos, veio de Novo Hamburgo para participar da ação promovida por conta da Copa. Integrante do movimento 5å Galáxia, ele diz que não é um novato no grafite, “vivo de grafite a há 14 anos”, diz. Segundo ele, a atividade tem trazido cada vez mais oportunidades, e já fez trabalhos pra a Petrobrás e para a cidade onde vive.  “Se você trabalha corretamente, e corre atrás, as oportunidades aparecem”, conta.

Essa é a segunda ação semelhante promovida pela cidade, sendo que desta vez foi escolhida a alça superior do viaduto. A parte inferior já tinha sido decorada por artistas, em sua maioria estrangeiros e de outras partes do País.

Portal Terra


Tags: Arte, Copa, cultura, futebol, grafiti, novo hamburgo

Compartilhe: