ASSINE
search button

Evento-teste tem balões, erro no telão e "esquema Fifa"

Compartilhar

O empate do Corinthians por 1 a 1 contra o Botafogo marcou, neste domingo, o último evento teste realizado na Arena Corinthians antes do início da Copa do Mundo – em 12 de junho, o local recebe a partida de abertura entre a Seleção Brasileira e a Croácia. Com as operações determinadas pela Fifa, torcedores e até policiais sofreram com a confusão do esquema montado, e a partida teve momentos curiosos.

Antes do jogo, a chegada dos torcedores ocorreu sem problemas graves, com alguns vendedores ambulantes sendo detidos dentro do perímetro de isolamento da Fifa. Acessar a área, no entanto, foi um problema. Em um dos bloqueios, policiais reclamaram que mesmo viaturas sem credencial eram barradas por ordem da Fifa. “Eles inventam um esquema que não têm como cumprir”, disse um deles.

Fiscais exigiram, por exemplo, credencial do motorista da van que levou a reportagem ao local. Tal credencial não foi oferecida no momento do credenciamento, e apesar de o carro estar devidamente adesivado e credenciado, houve ameaça de barrar o veículo. Dentro do estádio, a festa ocorreu na maior parte do tempo. Foi a segunda partida corintiana no local – na primeira, o time perdeu por 1 a 0 para o Figueirense.

Com total de 37 mil pagantes, os torcedores boa parte do local e ignoraram o protocolo da Fifa, e em todos os setores a maioria assistiu à partida de pé, como no Pacaembu. Atrás de um dos gols foram postadas as organizadas, cinco delas causando a mistura de gritos de sempre, de vez em quando endossada pelo resto do estádio.

Das arquibancadas saíram dezenas de bexigas brancas e pretas, obra de uma das organizadas, que invadiram o gramado durante o segundo tempo. O árbitro adicional chegou a contar com ajuda de bandeirinhas e do goleiro Walter para estourar os balões. Eles eram em número tão grande, no entanto, que o árbitro paralisou o jogo – até os jogadores correram para agir.

O episódio mais curioso da partida, no entanto, aconteceu aos 37 min do segundo tempo, quando o telão informou a substituição de Jadson por Renato Augusto. Nesse momento, o meia ainda aguardava à beira do gramado para entrar em campo, e apesar de sua entrada estar óbvia, não se sabia qual corintiano deixaria o gramado. O ocorrido deixou o técnico Mano Menezes muito irritado.