Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Esportes

Maracanã amanhece pichado em dia de lançamento da Copa da Paz

Jornal do Brasil

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no Maracanã, um evento ecumênico que marcou o início da Copa da Paz. A Copa é um projeto da Pastoral do Esporte, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com organizações religiosas e movimentos sociais e tem como tema deste ano, "um mundo sem armas, drogas, violência e racismo". 

O ato inter-religioso contou com a participação de representantes do judaísmo, islamismo, budismo, de igrejas evangélicas e de matrizes indígenas e africanas. O Padre Leandro Lenin Tavares, da Pastoral dos Esportes, ressaltou a importância de todas as religiões para promover a paz e conduziu a cerimônia.Durante o evento a canção "Fé na Copa e ninguém pra escanteio" foi apresentada, e busca ressaltar a importância da vida.

A Campanha Copa da Paz faz parte do Projeto 100 dias de Paz, pelo qual a Pastoral do Esporte busca uma grande mobilização de toda a sociedade por meio de atividades de divulgação do tema social e da campanha da fraternidade, entre elas: o Decore sua Rua, a Peregrinação dos Símbolos da Paz (que estarão presente no evento), a Tenda da Paz, a Torcida Renovada e a Conferência por um mundo sem Armas.  

O objetivo é a construção de um legado social deixado a partir da Copa do Mundo no Brasil. A campanha exerce o cumprimento do contido na Lei Geral da Copa, em seu artigo 29: "o poder público poderá adotar providências visando a celebração de acordos com a FIFA, com vistas à divulgação dos eventos de campanha com o tema social".

Nesse mesmo dia, o Maracanã amanheceu pichado mais uma vez. As obras do estádio mal acabaram e novas pichações foram feitas. No final do ano passado, a estátua de de Bellini apareceu rabiscada com a frase “Copa para quem?”. Em agosto, as paredes do estádio apareceram com a pichação “Capitalismo assassino”. Várias casas ao redor do estádio apresentam pichações contra a Copa e a privatização do local. “O Maraca é do povo" e "Fora Consórcio" são exemplos.

Tags: brasil, evento, maracanã, Mundial, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.