ASSINE
search button

NYT: Comitê Oficial afirma que preparação do Rio para as Olimpíadas é a pior 

Jornal norte-americano alerta sobre a preocupação de que a cidade não fique pronta para os Jogos.

Compartilhar

O jornal norte-americano New York Times publicou uma matéria nesta terça-feira (29) destacando a fala do Comitê Internacional das Olimpíadas, que teria classificado a preparação do Rio de Janeiro para os Jogos como a pior de todas. O vice-presidente da organização, John Coates, garantiu que a preocupação é grande e que o Rio não está pronto em muitos aspectos. A declaração foi parecida com a do presidente do Comitê, no meio de abril, quando foi anunciado que especialistas seriam mandados ao Brasil para monitorar e acelerar o progresso.

Coates citou vários problemas na cidade. A construção do complexo de esportes de Deodoro mal teria começado e a poluição das águas do Rio também seria uma preocupação para as modalidades de vela, canoagem, triathlon e remo. Somente 35% dos detritos na cidade são tratados, o que significa que a visão e o cheiro das águas poluídas, como da Baía de Guanabara, recepcionam os turistas. O Ministério dos Esportes teria até pensado em transferir a canoagem do complexo de Deodoro para as Cataratas do Iguaçu, no Paraná. 

Questões do trabalho e agitação social também seriam um problema. Tiros foram relatados no começo de abril perto do Parque Olímpico durante um conflito entre trabalhadores em greve e guardas de segurança. Nas últimas semanas também aumentou a violência entre a polícia e moradores das favelas, que são parte do programa de "pacificação" da cidade. 

A reportagem lembra que o Comitê local das Olimpíadas defendeu que a cidade está preparada para receber o evento. Segundo a entidade, a construção do complexo de Deodoro começará na segunda metade de 2014 e terminará no primeiro semestre de 2016. Ainda assim, o governo do Rio estaria sendo pressionado não só internacionalmente mas também pela população, que vem protestando nas ruas e nas mídias sociais.