Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Esportes

Campeonato de futebol em cadeiras de rodas começa amanhã

Competição de Power Soccer é a maior da América e terá a presença de Zico e Pezão no jogo de estreia

Jornal do Brasil

Nesta sexta-feira, (2)  às 9h30, acontece a abertura do I Mundialito de Power Soccer, ou Futebol em Cadeiras de Rodas. O evento será realizado nos dias 2, 3 e 4  no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no bairro da Pena, na Zona Oeste do Rio. O Governador do Rio e o ex-jogador de futebol Zico irão participar do jogo de abertura, que coloca frente a frente Brasil e Argentina. 

O Powersoccer é uma das poucas modalidades para-desportivas que possibilitam a participação de pessoas com deficiências severas 
O Powersoccer é uma das poucas modalidades para-desportivas que possibilitam a participação de pessoas com deficiências severas 

Brasil, Argentina e Uruguai participam pela primeira vez de um campeonato internacional da modalidade e vão disputar o título com as experientes seleções da Austrália , Canadá e dos Estados Unidos, última campeã da Copa do mundo de Power Soccer, realizada em Paris, em 2011. A duração do jogo é de 50 minutos (dois tempos de 20 minutos, com 10 de intervalo) e reúne em quadra quatro jogadores de cada seleção.

Os atletas que representarão o Brasil são do Rio de Janeiro: equipes Clube Novo Ser e Rio de Janeiro Power Soccer, e de Curitiba: Special Fênix e QuatroporQuatro. Na escalação: Bernado Borges, Darci Meneguelo, Lucas Dutra Fernandes, Marim Ribeiro, Rafael Lellis Leite, Ramon Freitas, Raphael Amaro Gregorio e Wilson Mateus Ribeiro Oliveira. 

Segundo os organizadores, o objetivo é promover cada vez mais o esporte - já reconhecido no cenário paralímpico mundial. "Este torneio para o Brasil é uma dupla realização: a organização da 1ª edição de um evento tão importante e simbólico para o Futebol em Cadeira de Rodas e a estreia oficial da seleção brasileira, que vestirá pela primeira vez a amarelinha sobre rodas. Acredito que o evento ajudará a disseminar e consolidar este maravilhoso esporte na América do Sul e irá encantar muitas pessoas que assistirão aos melhores jogadores das Américas e da Austrália fazendo aquilo que o brasileiro está acostumado a fazer: GOL", afirma Ricardo Gonzalez, presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas (ABFC).

O Power Soccer é jogado por quem utiliza cadeiras de rodas motorizadas no dia a dia e é uma das poucas modalidades paradesportivas que possibilitam a participação de pessoas com deficiências severas como a tetraplegia, distrofia muscular e a paralisia cerebral, por exemplo. Ele é conhecido na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oceania e praticado em 24 países, segundo a Federation Internacionale de Powerchair Football Association (FIPFA), federação internacional que rege o esporte. O evento é realizado pela ABFC e conta com o patrocínio da IBM e da Petrobras, além da parceria com a 213 Sports.

Tags: cadeira de rodas, esporte paraolímpico, futebol, power soccer, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.