Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

Esportes

'Brasil fará Copa extraordinária', diz Blatter

Agência ANSA

Logo após o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmar que o Brasil não está "pronto" para receber a Copa do Mundo de 2014, o presidente da entidade, Joseph Blatter, tentou amenizar o tom e afirmou ter certeza de que o país organizará um torneio "extraordinário".

"O Brasil fará um Mundial extraordinário, porque é o país do belo futebol", disse Blatter, que está na Costa Rica para acompanhar a Copa do Mundo feminina de futebol sub-17.

O cartola, porém, não deixou de comentar os problemas nas construções e reformas de estádios. "Os atrasos ocorreram por problemas brasileiros, e não ligados à organização do evento", disse, afastando as responsabilidades da Fifa.

"Agora, todos os estádios estão caminhando bem e prontos para serem finalizados. Não é a primeira vez que obras destinadas a um grande evento esportivo são concluídas nos últimos dias", defendeu Blatter, relembrando que o Estádio Olimpico, na Itália, foi acabado 24 horas ante do Mundial de 1990.

"No Brasil, tivemos problemas em São Paulo com a morte de operários. Quando se trabalha em uma edificação mais alta que dois metros, o empregador deve garantir a segurança dos próprios funcionários, e isso não foi feito. Mas não acredito que seja culpa do Fifa", afirmou.

O estádio do Itaquerão, pertencente ao Corinthians, foi construído para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. Entrarão em campo Brasil e Croácia. As autoridades, porém, suspenderam as obras no local após a morte de um operário no último fim de semana. Em novembro, outros dois operários morreram no canteiro do Itaquerão.

O estádio deveria ser entregue em março, mas o prazo foi estendido para 15 de abril. O primeiro jogo teste está marcado para 17 de maio, entre Corinthians e Figueirense, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Apesar dos imprevistos, a Fifa tem garantido que a programação do torneio será mantida. (ANSA)

Tags: brasil, Copa, Fifa, futebol, Mundial

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.