Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Esportes

Seminário mostra o futebol como aliado na educação

Jornal do Brasil

Pensando no futebol fora do campo e às vésperas da maior competição internacional da modalidade, o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e programas de Desenvolvimento Sustentável), instituição executora do projeto socioesportivo Craque do Amanhã, realiza nesta quinta-feira (27), pela primeira vez em São Gonçalo (RJ), município onde o projeto atua, o seminário "Futebol como ferramenta de desenvolvimento educacional", quando serão debatidos os desafios de integrar esporte e educação.

Aberto a todos os interessados, o seminário contará com a participação de especialistas de instituições responsáveis por iniciativas voltadas para área de esporte e educação, como Fundação Itaú Social, CIEDS, Streetfootballword e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que irão compartilhar suas experiências e discutir as novas dimensões do esporte.

Os profissionais mostrarão como as escolas podem utilizar o futebol como ferramenta de aprimoramento das políticas públicas, criando metodologias de intervenção social que contribuam na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social.

De acordo com Sergio Pereira, gerente do projeto Craque do Amanhã, poucas pessoas conhecem o futebol como um instrumento que carrega um grande potencial educativo, indo além do entretenimento.

"O objetivo da realização deste seminário é estimular novos espaços de conhecimento utilizando diversas ferramentas, nas quais o futebol pode ser muito eficiente. Dar visibilidade a essa prática esportiva é abrir um novo universo para os educadores", explica Sergio.

A Prefeitura de São Gonçalo aproveitará o evento para aderir ao movimento "Vamos Jogar", promovido pelo Unicef em toda a América Latina e Caribe.

Lançada no final de 2012, a iniciativa busca mobilizar gestores públicos, atletas, organizações sociais, empresas, além das próprias crianças e adolescentes para ampliar a garantia do direito à brincadeira e ao esporte seguro e inclusivo a todas as crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis.

O projeto

O Craque do Amanhã é um projeto executado pelo CIEDS e financiado pela Ampla, por meio da lei de incentivo ao esporte do Governo Federal e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte da Prefeitura de São Gonçalo e AMBEV, além de receber o apoio do programa de responsabilidade social da FIFA - Footbal for Hope - e o Criança Esperança. O projeto, que tem como padrinhos os jogadores Ibson, Wagner Love e Ganso, atende a 200 jovens e 176 famílias do município e utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral - físico, psicológico e social - de jovens de 9 a 17 anos.

Serviço:

Data: 27 de março (quinta-feira)

Horário: 12h às 17h

Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura

Endereço: Av. Pres Kennedy, 721 - Centro, São Gonçalo

Mais informações: www.cieds.org.br

Tags: educação, esporte, evento, formação, jovens

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.