Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Esportes

Reeleito, presidente da Ferj abre discussão sobre Carioca 2016

Portal Terra

?Recém reeleito presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes anunciou na tarde desta segunda-feira em uma coletiva de imprensa mudanças no Campeonato Carioca. O mandatário criará um fórum nos próximos meses para discutir uma nova fórmula para o Estadual a partir de 2016, com 12 clubes na segunda fase. Os quatro grandes, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, entrariam apenas nessa etapa da competição.

"Para 2016 a intenção da Federação é que o campeonato tenha apenas 12 clubes em sua fase inicial. A intenção da diminuição é que ocorra numa segunda fase, não significa que ele terá menos clubes. Esse é uma sugestão que vai ser levada a discussão por todos. Se isso for um caminho a ser seguido, vamos discutir como isso será implementado. Não há uma mínima hipótese de haver uma imposição. Os clubes podem rejeitar", afirmou Lopes à versão online do jornal LANCE!.

As possíveis mudanças vão ao encontro de uma das principais reivindicações do Bom Senso F.C.: uma pré-temporada maior para os grandes clubes. Com a nova fórmula os 12 clubes menores lutariam por oito vagas em uma primeira fase que aconteceria entre dezembro e janeiro.

O presidente informou ainda que o Fórum de Debate sobre o Futebol Carioca, será desenvolvido em conjunto com uma empresa de gestão de negócios e marketing esportivo. A divulgação dos detalhes sobre o encontro será feito até o fim de maio. O debate deve começar após o fim da Copa do Mundo e durar até outubro. Devem participar das discussões os 16 clubes cariocas, a polícia, os bombeiros, a imprensa, entre outros interessados.

"A Federação já vinha amadurecendo um projeto e vamos colocar em prática. Vamos estabelecer um fórum de debates para discutir o futebol carioca. Fizemos uma parceria com a Trevisan, que tem expertise no assunto que pretendemos. Esse fórum tem como objetivos criar oportunidades de debates sobre o futebol carioca e através de temas específicos e grupos de trabalho estruturar propostas de melhorias e possíveis mudanças na cadeira produtiva do negócio", disse Rubens Lopes.

No anúncio estavam presentes o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, e o vice-geral do Vasco, Antônio Peralta. O Flamengo não enviou nenhum representante, assim como o Fluminense, que também não havia mandado ninguém para as eleições na Ferj na última semana. Flamengo, Fluminense e Vasco emitiram uma nota oficial um dia antes do pleito da Federação, informando que não apoiariam à reeleição de Lopes.

Tags: 2016, Campeonato, futebol, mudanças, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.