Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Esportes

Em crise internacional, Putin abre Paralimpíada de Sochi

Portal Terra

Os Jogos Paralímpicos de Inverno foram abertos nesta sexta-feira em Sochi, na Rússia, pelo presidente Vladimir Putin. O estadista participou da cerimônia de abertura realizada no Estádio Olímpico Fisht, que contou com presença dos paratletas que vão participar do evento. O mandatário russo é protagonista de crise internacional com a Ucrânia, já que tropas russas invadiram a república autônoma da Crimeia.

A estimativa é de que 30 mil soldados da Rússia estão presentes em solo ucraniano. O parlamento da Crimeia, que faz parte da Ucrânia, votou recentemente moção que de forma unânime para que a região se torne parte do território russo. O local pertencia à antiga União Soviética.

Diante de um estádio cheio, Putin repetiu o que já havia feito na abertura da Olimpíada, no último dia 7 de fevereiro, e decretou: "eu declaro abertos os Jogos Paralímpicos de Inverno 2014 de Sochi".

Durante a tradicional apresentação dos atletas, a Ucrânia, que tem uma delegação de 23 competidores, foi representada somente pelo biatleta Mykhaylo Tkachenko, que serviu como porta-bandeira. Ainda não se sabe se a ausência de mais pessoas foi parte de um protesto. A presença do ucraniano foi acompanhada de efusivos aplausos da torcida russa.

Tags: deficientes, Inverno, olimpíadas, putin, russia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.