Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Esportes

Chance de resgatar time campeão "salva" amistoso da Seleção

Portal Terra

Contra um adversário que passou longe da classificação para a Copa do Mundo e com poucas dúvidas na cabeça para definir o grupo que disputará o Mundial, o técnico Luiz Felipe Scolari tem como principal atrativo no jogo desta quarta-feira, contra a África do Sul, em Johannesburgo, repetir pela primeira vez o time campeão da Copa das Confederações. Desde a final contra a Espanha, em junho de 2013, Felipão não conseguiu mais colocar em campo sua formação ideal.

Ao todo foram sete jogos neste período, com Fred sendo o principal entrave para a repetição da equipe. O atacante esteve à disposição apenas para a partida contra a Suíça, lesionando-se na sequência. Contusões de David Luiz, Daniel Alves, Hulk, Marcelo e Thiago Silva em diversos momentos também atrapalharam seus planos de dar sequência ao time campeão.

Felipão aproveitou os imprevistos para promover testes na equipe. As variações (veja tabela abaixo) tiveram o meio-campo ofensivo como principal alvo. Ramires e Bernard ganharam chances no lugar de Hulk e, na teoria, podem ser utilizados no time titular nesta quarta-feira. Jô, que atuou em cinco das partidas em que Fred esteve ausente, deve voltar à reserva.

Após a conquista da Copa das Confederações Luiz Felipe Scolari foi categórico ao afirmar que tinha encontrado sua equipe ideal e trabalharia em cima dela para a Copa do Mundo. O time, que atuou por sete partidas consecutivas, era formado por: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred.

A sequência inédita no ciclo iniciado após a Copa de 2010 – Mano Menezes só repetiu a escalação uma vez em três anos de trabalho – pode se repetir a partir desta quarta-feira, mas o período de testes pode ter aberto Felipão a outras possibilidades. De qualquer forma, a tendência é que Felipão volte a observar sua equipe campeã.

Em uma preparação relâmpago, o Brasil enfrentará a África do Sul na próxima quarta-feira com apenas um treino a ser realizado na véspera no mesmo local da partida, o Soccer City. Depois, Felipão só reencontrará seus jogadores já na preparação para a Copa, com o grupo já definido. Chamados pela primeira vez, o volante Fernandinho e o lateral direito Rafinha serão observados como opções para completar o grupo.

Tags: áfrica, Amistoso, brasileira, fred, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.