Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Esportes

Chance de resgatar time campeão "salva" amistoso da Seleção

Jornal do Brasil

Contra um adversário que passou longe da classificação para a Copa do Mundo e com poucas dúvidas na cabeça para definir o grupo que disputará o Mundial, o técnico Luiz Felipe Scolari tem como principal atrativo no jogo desta quarta-feira, contra a África do Sul, em Johannesburgo, repetir pela primeira vez o time campeão da Copa das Confederações. Desde a final contra a Espanha, em junho de 2013, Felipão não conseguiu mais colocar em campo sua formação ideal.

Ao todo foram sete jogos neste período, com Fred sendo o principal entrave para a repetição da equipe. O atacante esteve à disposição apenas para a partida contra a Suíça, lesionando-se na sequência. Contusões de David Luiz, Daniel Alves, Hulk, Marcelo e Thiago Silva em diversos momentos também atrapalharam seus planos de dar sequência ao time campeão.

Felipão aproveitou os imprevistos para promover testes na equipe. As variações (veja tabela abaixo) tiveram o meio-campo ofensivo como principal alvo. Ramires e Bernard ganharam chances no lugar de Hulk e, na teoria, podem ser utilizados no time titular nesta quarta-feira. Jô, que atuou em cinco das partidas em que Fred esteve ausente, deve voltar à reserva.

Após a conquista da Copa das Confederações Luiz Felipe Scolari foi categórico ao afirmar que tinha encontrado sua equipe ideal e trabalharia em cima dela para a Copa do Mundo. O time, que atuou por sete partidas consecutivas, era formado por: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred.

A sequência inédita no ciclo iniciado após a Copa de 2010 – Mano Menezes só repetiu a escalação uma vez em três anos de trabalho – pode se repetir a partir desta quarta-feira, mas o período de testes pode ter aberto Felipão a outras possibilidades. De qualquer forma, a tendência é que Felipão volte a observar sua equipe campeã.

Em uma preparação relâmpago, o Brasil enfrentará a África do Sul na próxima quarta-feira com apenas um treino a ser realizado na véspera no mesmo local da partida, o Soccer City. Depois, Felipão só reencontrará seus jogadores já na preparação para a Copa, com o grupo já definido. Chamados pela primeira vez, o volante Fernandinho e o lateral direito Rafinha serão observados como opções para completar o grupo.

Portal Terra


Tags: Amistoso, brasileira, fred, seleção, áfrica

Compartilhe: