Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Esportes

Demian recupera 7 kg em um dia; entenda ganho de peso de lutadores

Portal Terra

Principal atleta brasileiro no UFC 170, Demian Maia não teve problemas na perda de peso. Duas horas antes da pesagem oficial, ele já estava dentro dos limites da categoria dos meio-médios. Porém, a reportagem do Terra o encontrou após o jantar e ele revelou ter sentido uma fraqueza após a pesagem. Não é algo que vai atrapalhá-lo na luta, de acordo com seu técnico e empresário Eduardo Alonso. O brasileiro vai subir no octógono sem problema e provavelmente com 84 kg, sete a mais do que ele pesou nesta sexta-feira.

O encontro com Demian aconteceu cerca de duas horas após a pesagem, em um restaurante no Hotel Mandala Bay. Ele já tinha jantado, não parecia abatido, mas foi honesto: "agora depois de comer bateu uma fraqueza. Vou subir para tomar um soro e depois volto a comer de novo", contou, já apressado para se hidratar novamente.

Todo esse processo é normal e feito com acompanhamento de especialistas, de acordo com Eduardo. Até mesmo o uso do soro é comum, já que os lutadores costumam perder muita água para bater o peso ideal.

"A questão do soro é para dar um bem estar para o atleta e acelerar o processo de reidratação. Ele poderia se hidratar por via oral, mas levaria mais tempo. Isso geraria uma sensação de mal estar, que até inibiria apetite. Então, com soro, ele logo fica ok e pode dormir bem e se recuperar", explicou o treinador.

Tema pouco explorado, o ganho de peso dos atletas antes da luta é cercado de cuidados. Apesar de Demian ter dito que, após a pesagem, não tinha mais tanto controle na alimentação, seu treinador fez algumas ressalvas: "certos alimentos gordurosos podem fazer mal. A mudança brusca pode fazer mal para o estômago", afirmou Eduardo, pregando equilíbrio: "não precisa seguir dieta rigorosa, de não permitir nem um docinho, mas também não dá para permitir hábitos que não são saudáveis".

Com esses cuidados, Demian completará uma verdadeira "gangorra" de peso. Afinal, ele começou sua preparação para a luta com 89 kg. Baixou para cerca de 86 kg com a queima de gordura e chegou assim em Las Vegas, há uma semana. Um dia antes da pesagem, ele ficou com 82 kg. Começou então a passar pelo forte processo de desidratação, que resultou no peso desta sexta-feira, 77,1 kg.

Porém, com a volta da alimentação normal e a injeção de soro, Demian vai recuperar 7 kg ao todo. "Ele deve lutar com 84 kg, mas isso sem forçar nada", explicou Eduardo.

O técnico de Demian só se preocupa com possíveis mensagens erradas que essa mudança brusca de peso pode causar. Em primeiro lugar, ele ressalta importância de ter acompanhamento médico ideal para que qualquer pessoa possa repetir processo. Além disso, pede para que ninguém tente repetir o feito sozinho, em casa.

"O MMA é um esporte muito novo, por isso tem muita ignorância e as pessoas tratam com muita irresponsabilidade. Mas com tempo, popularização do esporte, tudo vai ficar mais controlado", concluiu Eduardo.

Tags: controlado, esporte, perda, Peso, popularização

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.