Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Esportes

Valcke diz que Manaus era incerteza, mas virou projeto magnífico

Portal Terra

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jerôme Valcke disse, na visita realizada hoje à tarde em Manaus, ter se surpreendido com o avanço das obras da Arena da Amazônia nos últimos 12 meses. Segundo ele, Manaus saiu da opinião de "incerteza" para uma arena "magnífica".

"Há um ano atrás havia muitas dúvidas sobre Manaus. Será que ela estaria ou não pronta, e o que vemos hoje é uma arena magnífica, fruto do empenho e do trabalho conjunto entre o governo do Amazonas, da prefeitura de Manaus e comitê organizador local. Manaus que era incerteza, agora já está pronta para abrigar duas das seleções mais importantes do futebol mundial, Inglaterra e Itália.", disse Valcke durante coletiva.

A visita do secretário-geral da Fifa à Arena da Amazônia foi acompanhada pelo secretário dos Esportes, Luiz Fernandes, representando o Ministério dos Esportes; o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; e do vice-governador do Amazonas, José Melo. Os quatro conheceram o campo, onde bateram uma bola sob um sol de quase 35 graus em uma tarde de domingo abafada para os padrões amazônicos.

Calor

O tema altas temperaturas voltou a ser comentado, mas Jerome Valcke reafirmou que não haverá nenhuma partida onde os jogadores irão correr risco de vida por causa do calor. Segundo ele, uma comissão de profissionais já estudou o clima, fez as mudanças de horário necessárias para minimizar o calor, mas que jogos em altas temperaturas sempre ocorreram e sempre irão ocorrer. "Um exemplo foi a final da Copa da China que ocorreu ao meio dia e em um calorão", pontuou Valcke.

Outro assunto que a imprensa tentou adiantar com Jerome Valcke foi em relação à Arena da Baixada, em Curitiba, mas o secretário geral da Fifa desconversou dizendo que a decisão sobre o corte ou permanência da cidade como sub sede da Copa do Mundo só será anunciado na próxima terça-feira, dia 18.

Prazo

Segundo o governo do Amazonas, apesar do cronograma extenso imposto pela Fifa, as obras da Arena da Amazônia estão em fase final. Segundo o vice-governador José Melo, dentro de 15 ou 20 dias as obras do estádio serão concluídas. " Ai sim, o governador Omar Aziz definirá uma data para a inauguração da Arena, que deve ser entre março e abril", disse Melo.

Fan Fast

Outro assunto que gerou polêmica na última semana e que Jerome Valcke teve que responder, foi em relação as declarações do governo de Pernambuco, de que em Recife não haveria dinheiro para a realização do Fun Fast. Segundo Valcke, essa é uma decisão do governo local, mas que a Fifa lamenta, pois a Fun Fast virou um dos símbolos da Copa do Mundo. "Não vou polemizar a decisão do governo do Recife", disse o secretário-geral da Fifa.

Tags: atrasos, brasil, estrtutura, Mundial, Obras

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.