Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Esportes

Judô: Rafaela Silva é ouro em Roma e Brasil fecha sábado com seis medalhas

Jornal do Brasil

O ano começa a “esquentar” para os judocas brasileiros e, neste sábado, seis medalhas foram conquistadas nas duas competições simultâneas nas quais a seleção brasileira participa. Em Roma, onde está a equipe feminina, três medalhas conquistadas se somaram a outros três quintos lugares. A campeã mundial Rafaela Silva (57kg), em sua primeira competição como líder do ranking da Federação Internacional, venceu as quatro lutas que fez – contra Ekaterina Melnikova (RUS), Chen Ling Lien (TAI), Alessia Regis (ITA) e, na final, Christa Deguchi (JAP) – e garantiu o lugar mais alto do pódio.

“A competição não conta ponto para mim no ranking (por não ser da FIJ), mas como a Rosi e o Ney sempre falam, esse foi um treinamento de luxo – e um baita treinamento. A competição estava bastante forte e pude chegar à decisão e ganhar da Deguchi, que tinha me vencido em Tóquio. Não tem nada melhor que voltar para casa com a sensação de dever cumprido. É bom, também, para limpar a alma. Chega de perder para as japonesas”, disse a campeã Rafaela Silva.

As outras duas atletas brasileiras que subiram no pódio, o fizeram se credenciando após vitórias contra companheiras de seleção. Mariana Silva (63kg) teve que passar por uma semifinal contra a xará Mariana Barros; enquanto que Maria Suelen Altheman (+78kg) encontrou Rochele Nunes na repescagem, venceu e passou a disputa pelo bronze. Na decisão da categoria até 63kg, Mariana Silva, que já tinha passado por Rotem Shor (ISR) e Edwige Gwend (ITA) e Mariana Barros, encarou a japonesa Megumi Tsugane na decisão e acabou perdendo e ficando com a prata. Maria Suelen Altheman começou batendo Elisa Marchio (ITA), mas perdeu na sequência, contra Sisi Ma (CHI). Na repescagem, venceu Rochele Nunes e faturou a medalha de bronze ao derrotar Emilie Andeol (FRA).

Na Áustria, em Oberwart, foi apenas o primeiro dia de competições, com as categorias até 60kg, 66kg e 73kg subindo aos tatames. Felipe Kitadai (60kg) venceu suas três primeiras lutas, contra Carmine Maria di Loreto (ITA), Matjaz Trbovc (ESL) e Yoav Shemesh (ISR), as duas últimas por ippon. Na final, acabou levando a pior contra Ryo Kawabata (JAP) e ficou com a medalha de prata. Também entre os ligeiros, Diego Santos venceu Laszlo Burjan (HUN), Kamel Mohamedi (FRA), Jeroen Mooren (HOL) e Savva Karakizidi (RUS), e, tendo perdido para Ryo Kawabata (JAP) no meio do caminho, ficou com a medalha de bronze.

Tags: . torneio, itália, lutas, pódio, rafaela

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.