Jornal do Brasil

Sábado, 22 de Novembro de 2014

Esportes

Jamaica volta às Olimpíadas de Inverno após 12 anos de ausência

Agência ANSA

Com o lema "somos a coisa mais quente sobre o gelo", a lendária equipe masculina de bobsled da Jamaica desembarcou em Sóchi, cidade localizada a mais de 10 mil quilômetros de Kingston, para disputar as Olimpíadas de Inverno de 2014, após 12 anos de ausência nos Jogos.    

E mesmo estando muito longe de figurar entre os favoritos, os atletas foram recebidos com um tratamento normalmente reservado às estrelas. Por onde passavam, todos queriam tirar fotos com eles. A notoriedade veio com o filme "Jamaica abaixo de Zero", lançado em 1993, que mostra a saga da equipe para participar das Olimpíadas de Calgary, em 1988.    

Na competição, o trenó jamaicano acabou sofrendo um acidente a poucos metros da linha de chegada, mas a participação de um time proveniente do calor e do sol do Caribe desencadeou o entusiasmo e uma febre de simpatia por parte do público. E não é para menos. O país é uma ilha tropical que nunca viu neve e onde o único branco é aquele das praias e dos cubinhos de gelo. E o longa da Disney reforçou a notoriedade do grupo e popularizou o esporte entre os jovens da Jamaica. 

Desta vez, 12 anos após as Olimpíadas de Salt Lake City, a nação caribenha volta a ter representantes no bobsled olímpico com a dupla formada pelo veterano Winston Watts e pelo ex-velocista Marvin Dixon. "Nos acolheram aqui como se fôssemos estrelas", contou Watts à emissora Russia Today, maravilhado com a recepção dos habitantes locais.    

E claro que não foi nada fácil chegar em Sóchi. Primeiro eles tiveram que arrecadar fundos por meio de um site (http://jamaicanbobsled.com), que contou com a contribuição do multicampeão do atletismo Usain Bolt. Depois, seu voo teve que ser desviado para a Filadélfia, nos Estados Unidos, por conta das condições meteorológicas. Por fim, os equipamentos chegaram com atraso. "Mas agora o time está concentrado no fato de que estamos aqui em Sóchi", completou o atleta jamaicano.

Tags: filme, jamaicanos, jogos, retorno, sochi

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.