Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Esportes

Em meio a polêmicas, Putin abre jogos de Sóchi

Agência ANSA

"Declaro oficialmente abertos os XXII Jogos Olímpicos de Inverno de Sóchi". Com estas palavras, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu início ao evento esportivo, marcado por polêmica devido a recente legislatura que diminui os direito dos homossexuais e as ameaças de atentados.   

 "Os Jogos Olímpicos foram criados para unir, não para dividir", disse, por sua vez, o dirigente do Comitê Olímpico Internacional, o alemão Thomas Bach. Ele ainda pediu que os jogos sejam "de harmonia e de tolerância".    

O premier da Itália, Enrico Letta, que participou da abertura, disse que seu país é um porta-estandarte da luta contra a discriminação, enquanto diversos líderes se recusaram a participar do evento. Outro ponto que marca estes jogos é a ameaça terrorista. Nos últimos meses, atentados registrados nas proximidades de Sóchi deixaram dezenas de mortos.

Um avião de bandeira turca que havia saído de Kharkiv, na Ucrânia, se viu obrigado a realizar uma aterrissagem de emergência em Istambul após uma tentativa fracassada de sequestro. Um passageiro ameaçou detonar uma bomba para obrigar a tripulação a desviar o voo para Sóchi. 

Tags: Abertura, Inverno, jogos, putin, russia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.