ASSINE
search button

Portuguesa condena 'peso da camisa' e promete: 'não termina aqui'

Compartilhar

Pouco depois de o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) optar por manter a punição de tirar quatro pontos da Portuguesa e, consequentemente, rebaixar o clube à Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente do time rubro-verde, Manuel da Lupa, condenou o "peso da camisa", já que o beneficiado no caso foi o Fluminense, que se manteve na primeira divisão. O mandatário prometeu ainda ir até as últimas consequências para anular a pena e recolocar a equipe na elite do futebol nacional.

"A Portuguesa não termina o campeonato aqui, tem um inquérito em São Paulo que pode ser aberto pelo Ministério Públivo. A gente deve ouvir as partes, se o Estatuto do Torcedor se aplica ao CBJD ou não, temos comentários de vários processualistas de renome no Brasil que entendem que não tem nada a ver. Se chegarmos à conclusão de que não temos razão, vamos admitir a derrota", apontou o presidente da agremiação.

"Somos advogados e aceitamos a decisão. Vamos discutir se Estatuto do Torcedor vale ou não, o inquérito em São Paulo vai decidir se o STJD está certo ou não, se não estiver vamos discutir. O peso da camisa pesa muito, se fosse o inverso queria ver o resultado. A gente respeita, mas não concorda", apontou Manuel da Lupa.

"Juristas acham que, independente do resultado de hoje, a Portuguesa tem chances de reverter na Justiça Comum e podemos entrar sem nenhum tipo de penalidade, é um País democrático e nada pode ser maior que a Constituição. Vamos ouvir todo mundo, analisar e devemos continuar até o final. Ganhamos em campo e é um absurdo o que estão fazendo com a Portuguesa", condenou.

A Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos após escalar de maneira irregular o meio-campista Héverton no confronto contra o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador entrou em campo a 13 minutos do fim, em duelo que pouco valia à classificação final da competição. O Fluminense, que tinha caído à Série B, acabou beneficiado com a decisão.