Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Esportes

Pilotos terão número fixo em 2014 e etapa de Abu Dhabi terá pontuação dobrada

Portal Terra

A FIA anunciou nesta segunda-feira duas mudanças no regulamento para a temporada 2014 da Fórmula 1. Segundo a entidade, os pilotos poderão adotar numeração fixa, do 2 ao 99, cabendo ao campeão – no caso, Sebastian Vettel – optar se irá utilizar o número 1 em seu carro. Além disso, a FIA ainda adotará pontuação dobrada para a última etapa do ano, em Abu Dhabi.

A decisão foi tomada em reunião da cúpula da Fórmula 1 em Paris. Segundo um porta-voz da entidade máxima do automobilismo mundial, as mudanças foram adotadas “de forma a maximizar as atenções no campeonato até o fim da temporada”.

Desta forma, na última corrida do calendário de 2014, os dez primeiros colocados somarão 50, 36, 30, 24, 20, 16, 12, 8, 4 e 2 pontos, respectivamente, nos Mundiais de pilotos e construtores. Nas demais provas da temporada, segue valendo a pontuação tradicional para os dez primeiros: 25, 18, 15, 12, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos.

“Os pilotos serão convidados a escolher seus números, entre 2 e 99”, explicou a FIA, em comunicado. “Se mais de um piloto escolher o mesmo número, a prioridade será dada ao piloto que terminou em melhor colocação no campeonato do ano anterior”, completou.

A FIA ainda criou uma nova modalidade de punição, um stop-and-go de 5s, que será indicada para infrações intermediárias. Atualmente, a F1 conta com o stop-and-go de 10s e com o drive through, no qual o piloto passa pelos boxes em velocidade reduzida, sem parar.

Tags: carro, corridas, mudanças, Mundial, regras

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.