Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Esportes

De Cuiabá a Porto Alegre, seleções se preparam para choque térmico

Portal Terra

As 32 seleções que participarão da Copa do Mundo de 2014 terão que lidar com longas distâncias entre as sedes, mas também com a diferença de clima entre os locais. Enquanto cidades como Porto Alegre e Curitiba devem estar com temperaturas frias por conta da proximidade com o inverno, pontos como Manaus e Cuiabá prometem proporcionar o calor tropical aos visitantes.

A diferença de clima entre as sedes será sentida principalmente na primeira fase. Honduras é quem mais terá esse problema pela frente: com estreia em Manaus, os hondurenhos viajam em seguida para Curitiba e voltam à capital amazonense para encerrar a fase de grupos. Além de ter que enfrentar condições térmicas diferentes, outro problema será a distância percorrida (um total de 5.476 km).

A situação promete ser dura também à Austrália. Após estreia em Cuiabá, a seleção australiana segue para Porto Alegre para enfrentar a Holanda e se mantém em climas temperados ao viajar para Curitiba para jogo com Espanha. A Nigéria também fará trajetos complicados, uma vez que inicia a Copa na capital paranaense, prossegue para o Mato Grosso e encerra a primeira fase no Rio Grande do Sul.

As prováveis altas temperaturas em algumas sedes preocupam as seleções. O técnico da Itália Cesare Prandelli solicitou que sejam realizadas paradas técnicas para que os jogadores possam se reidratar. Em entrevista na Costa do Sauípe, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke admitiu que as paralizações podem ocorrer.

E Prandelli tem motivos para se preocupar. A Itália vai jogar em Manaus, Recife e Natal, e, apesar de não atuar no verão, deve encarar altas temperaturas. A Alemanha é outra multicampeã que terá calor pela frente: joga em Salvador, Fortaleza e Recife.

A quente Manaus também será casa dos Estados Unidos. Os americanos, que são a equipe que mais viaja na fase de grupos da Copa, estreiam em Natal, seguem para a capital amazonense e encerram a primeira fase no Recife. Do outro lado da moeda está a Argélia. A seleção africana, que é de um país que abriga o deserto do Saara, jogará nas amenas Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Tags: brasil, cháves, Copa, Fifa, soretio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.