Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Esportes

STJ adia decisão sobre quem foi campeão brasileiro em 1987: Flamengo ou Sport

Clubes disputam "Taça das bolinhas"

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

Brasília - Não foi ainda desta vez que a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu uma questão que se arrasta há mais de 25 anos: quem foi, afinal, o campeão brasileiro de futebol de 1987. O Clube de Regatas do Flamengo ou Sport Clube de Recife? Um recurso especial proposto pelo Flamengo ao STJ, no início deste ano, começou a ser julgado na sessão da turma desta terça-feira (3/12), mas foi suspenso por um pedido de vista do ministro Sinei Beneti, logo depois de a ministra-relatora, Nancy Andrighi, ter votado pelo arquivamento do processo.

O caso

O campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, chamado de “Copa União”, foi dividido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em dois módulos. O “módulo verde” (Trfoféu João Havelange) foi vencido pelo Flamengo, tendo como vice-campeão o Internacional (RS); o “módulo amarelo” teve como campeão o Sport de Recife e como vice o Guarani (SP).

Os campeões e os vices foram convocados para disputar um torneio quadrangular, mas Flamengo e Internacional recusaram-se a disputar o torneio, não se apresentaram nas datas dos jogos marcados pela CBF, e foram eliminados por “wo” (“walk out”). O Sport e o Guarani fizram a “final”, e foram considerados vencedores pela CBF.

O julgamento do recurso especial tinha sido confirmado pela relatora, ministra Nancy Andrighi, em audiência virtual concedida aos advogados das partes. Segundo a ministra, não havia nenhuma razão extraordinária para adiar o julgamento.

A questão tem reflexo no caso da “Taça das Bolinhas”, troféu conferido ao detentor do título de primeiro pentacampeão brasileiro e que é disputado por São Paulo e Flamengo em outro processo judicial.

Tags: bolinhas, brasil, futebol, taça, título

Compartilhe:

Comentários

1 comentário
  • Luiz Carlos De Aquino Bruno

    Se isso estivesse acontecendo hoje, seria o seguinte: O cruzeiro ,campeão do campeonato da serie A, e mais o vice ,que ainda não conhecemos, teriam que disputar um quadrangular com Palmeiras e o vice da serie B, para então
    se chegar ao campeão. Só mesmo uma mente muito podre pode bolar um absurdo desses e pior que tudo, a nossa "diligente" justiça não ter até hoje decidir o obvio; Flamengo campeão da Serie A e Sport Club Recife , campeão da Serie B.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.