Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Esportes

Morre Pedro Rocha, ídolo do São Paulo e da seleção uruguaia

Portal Terra

O ex-jogador Pedro Rocha, ídolo do São Paulo e da seleção uruguaia, morreu na noite desta segunda-feira, em São Paulo, aos 70 anos. O ex-atleta sofria de atrofia do mesencéfalo (doença degenerativa que o impedia de andar e falar, além de causar dano à visão, e se agravou nos últimos anos).

O vereador paulistano Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo, confirmou e lamentou a morte de Pedro Rocha em sua conta no Twitter.

Pedro Rocha completaria 71 anos nesta terça-feira. Nascido na cidade de Salto, no Uruguai, o ex-jogador era um dos ídolos de Pelé, que chegou a dizer que o uruguaio era um dos cinco maiores jogadores do mundo. O Verdugo, como era apelidado, tinha chute fortíssimo, cabeceios arrasadores e excelente visão de jogo.

Pedro Rocha jogou quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974), sendo o único uruguaio a conseguir o feito
Pedro Rocha jogou quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974), sendo o único uruguaio a conseguir o feito

Pedro Rocha chegou ao Brasil para atuar pelo São Paulo, em 1971, depois de grande carreira no Peñarol, onde foi revelado e conquistou, entre outros títulos, três vezes a Copa Libertadores e duas o Mundial Interclubes. No clube paulista, foram 393 jogos e 119 gols marcados, marca que o coloca como o 12º maior artilheiro da história são-paulina. Jogou quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974), sendo o único uruguaio a conseguir o feito.

O ex-jogador foi homenageado pelo São Paulo pela última vez no ano passado, durante partida contra o Corinthians, na véspera de seu aniversário de 70 anos. Antes disso, havia sido lembrado em uma série especial de camisas lançada pela antiga fornecedora de material esportivo em reconhecimento aos ídolos uruguaios do clube.

Neste ano, estava prevista a disputa de um amistoso entre São Paulo e Peñarol, em janeiro, com o intuito de reverter a renda do jogo à sua família. A partida, contudo, foi cancelada a pedido do clube uruguaio, que teria sua pré-temporada prejudicada pela viagem à capital paulista.

Tags: amigo, jogador, morte, pelé, SP, uruguai

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.