Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Esportes

Fifa admite atraso na Arena Corinthians e prevê 3 estádios em fevereiro

Portal Terra

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, ratificou nesta terça-feira que a entidade irá tolerar os atrasos na entrega da Arena Corinthians, Curitiba e Cuiabá.  Presente à Costa do Sauípe para o sorteio final da Copa do Mundo, Blatter abordou com pesar a morte de dois operários em São Paulo e mostrou otimismo de que os obstáculos serão superados. 

Inicialmente prevista para dezembro ou janeiro, a conclusão das obras possivelmente será adiada para fevereiro, mas ainda não há um laudo conclusivo sobre os danos causados pela queda de um guindaste em uma das arquibancadas na última semana. De acordo com a Fifa, os dados minuciosos serão fornecidos até sábado. Curitiba e Cuiabá também têm atrasos nos cronogramas de seus estádios.

"Há pequenos atrasos em construções dos estádios, mas pequenos com uma exceção que não podemos dizer que há tudo pronto. Há um fato que ocorreu uma semana atrás, muito triste, houve um acidente em São Paulo que temos que lamentar a perda de duas vidas e estou muito infeliz com isso. Expressamos nossos sentimentos às famílias", afirmou Joseph Blatter.

"Quanto ao dano, é a preocupação, será reconstruído e estará pronto. É uma questão de confiança e fé. Há um evento tão grande (abertura) e tenho que expressar nossa confiança na organização aqui no Governo Federal, Estadual, prefeitos de diferentes cidades e os relatórios que ouvimos hoje nos dão a segurança que vamos caminhando para um resultado positivo. Sou um otimista e os otimistas vivem mais e tenho muito otimismo quanto ao futuro", afirmou. 

Jérome Valcke, secretário geral da entidade, confirmou que dezembro ou mesmo janeiro são as alternativas mais prováveis para a entrega do estádio em Itaquera. Ainda no aguardo pelo laudo conclusivo sobre os danos do acidente, Valcke praticamente descartou a hipótese de que algo fuja dessa expectativa inicial fornecida pela Odebrecht.   

"Esperamos sim o relatório técnico final do que aconteceu, mas já foram realizadas discussões técnicas com a construtora e sabemos que (...) temos tempo suficiente para o jogo inaugural ser realizado em São Paulo. Não estamos no 'modo crise', procurando alternativa a São Paulo, haverá tempo para as obras. Claro que não será em dezembro, como previsto", disse Valcke. "São Paulo e Curitiba só devem ser entregues em fevereiro e não como planejado", confirmou.

O secretário geral da Fifa ainda falou sobre os problemas em Curitiba e Cuiabá, estádios com atrasos. "Curitiba é o estádio com o qual enfrentamos mais problemas. Não vai ser entregue antes do final de fevereiro de 2014 e isso é fato. Enfrenta alguns problemas, nos organizamos para o estádio ser entregue até fevereiro e vamos aumentar a mão de obra para as estruturas temporárias serem construídas. Hoje não é possível vender ingressos para cada assento, por exemplo", disse sobre a Arena da Baixada. "Temos dúvidas sobre Cuiabá, que não vai estar pronto no prazo acordado".

Tags: acidente, brasil, Copa, estádio, morte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.